Alentejo: Novos comboios regionais só a partir de 2025 ou de 2026.


As unidades híbridas deverão ser usadas nos troços Casa Branca-Beja (linha do Alentejo), mas apenas deverão começar a circular a partir de 2025 ou de 2026. São do modelo Flirt 160 encomendados aos suíços da Stadler.

Segundo jornal eletrónico Dinheiro Vivo, publicação da Global Média Group, o Tribunal de Contas viabilizou a aquisição três anos após o anúncio do negócio. Automotoras só deverão chegar a partir de 2025 ou de 2026, obrigando a prolongar o aluguer de material circulante a Espanha e a CP pode finalmente encomendar os 22 novos comboios para o serviço regional.

Aprovadas pelo Governo em setembro de 2018, as automotoras apenas deverão começar a circular a partir de 2025 ou de 2026. A situação vai obrigar a transportadora a prolongar o aluguer de unidades a gasóleo da congénere espanhola Renfe.

Apenas na semana passada a empresa ferroviária foi autorizada a encomendar os 22 novos comboios aos suíços da Stadler. O Tribunal de Contas (TdC) viabilizou a aquisição, no valor de 158,14 milhões de euros, de 12 unidades híbridas – para também circularem em linhas não eletrificadas – e de 10 unidades elétricas. A autorização era necessária por tratar-se de um contrato público acima dos 350 mil euros.

Aluguer prolongado

A ordem de encomenda da CP já está pronta para seguir para a Suíça. Os sucessivos atrasos, contudo, obrigam a empresa pública a refrear expectativas de entrada em circulação das primeiras novas unidades. “Estimamos agora a entrega das unidades Stadler com inicio em 2025/2026”, antecipa a transportadora.

O atraso na chegada dos novos comboios obriga a CP a recorrer à prata da casa. Nas linhas eletrificadas, a empresa aposta na recuperação de material circulante, como as locomotivas 2600, e ainda de carruagens como as Schindler e as Arco – estas compradas a Espanha em meados de 2020.

Para as linhas sem catenária, a transportadora chegou a admitir modernizar as automotoras da série 450 a partir de meados deste ano mas desconhece-se se o processo já avançou.

Que comboios foram encomendados?

As novas composições vão circular em linhas regionais como Douro, Algarve, Oeste e ainda em Évora e Beja. As unidades híbridas deverão ser usadas nos troços Casa Branca-Beja (linha do Alentejo) e Régua-Pocinho (linha do Douro), que não estarão eletrificados nos próximos anos.

O Flirt 160 foi o modelo escolhido pela empresa suíça para entrar neste concurso. É um comboio regional com um só piso, que pode ser facilmente personalizado às necessidades da CP. Esta automotora pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, híbrida ou exclusivamente a diesel.

O comboio conta ainda com portas largas, de piso rebaixado, que facilitam a entrada de crianças, idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, ou então dos carrinhos de bebé ou bicicletas.


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