Aljustrel: Carregueiro vai ter reservatório e conduta de abastecimento público de água.
A candidatura para a construção de uma conduta de abastecimento de águas ao Carregueiro, com depósito elevado já foi aprovada, com um valor de 504.556,15 €, e comparticipada a 85% pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O projeto apresentado pelo Município de Aljustrel irá permitir instalar uma conduta de abastecimento de água potável à Aldeia do Carregueiro a partir de Aljustrel.
O abastecimento de água nesta aldeia efetua-se, ainda, a partir de furos hertzianos, pelo que a água não garante todos os parâmetros definidos para consumo humano.
O Município pretende com esta construção abastecer água à Aldeia do Carregueiro a partir da implantação de uma conduta entre a rede de abastecimento de Aljustrel (que já se encontra abastecida pela Agda – Águas Públicas do Alentejo e um reservatório a construir na Aldeia do Carregueiro.
Neste momento, estão já a decorrer os procedimentos de contratação para as obras de construções da conduta, ao longo da E.N. 2, entre Aljustrel e Carregueiro, do reservatório e da caixa de supressão em Aljustrel, que deverão estar concluídas até final de 2017.
Este projeto, que constitui um enorme benefício, em termos de qualidade e quantidade de água, para o futuro da população da Aldeia do Carregueiro, vem concluir o ciclo dos investimentos que o Município tem vindo a levar a cabo, garantindo que todas as localidades do Concelho de Aljustrel sejam servidas pela mesma rede de abastecimento público de água.
Recorda-se que a Câmara Municipal de Aljustrel também lançou, recentemente, a concurso as obras denominadas “Estação de Tratamento de Águas Residuais” da Aldeia dos Elvas e do Carregueiro (na foto).
A serem financiadas pelo POSEUR, com um valor estimado de 75 mil e 54 mil euros, respetivamente, o início destas últimas intervenções deverá ter lugar no próximo mês de abril.
Estas duas ETAR vão assegurar o tratamento dos esgotos produzidos nestas pequenas localidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desta população e para a preservação da qualidade das massas de água e do meio ambiente, prioridades assumidas pelo município de Aljustrel para todo o concelho, independentemente da dimensão dos aglomerados.