Aljustrel: Desavença em baile termina em tentativa de homicídio com tiros de carabina.


Um homem de 30 anos foi ontem baleado na cabeça, na sequência de um tiroteio ocorrido em Rio de Moinhos, aldeia localizada a 6 quilómetros de Aljustrel, sede de concelho.

Dado o grave estado de saúde, a vítima foi transportado num helicóptero do INEM, sedeado em Évora, para o Hospital de São José, onde luta pela vida. A população de Rio Moinhos ficou em choque, ficando incrédulos com os acontecimentos, porque se tratam de dois homens muito conhecidos na aldeia, tidos como trabalhadores e pacíficos.

O suspeito barricou-se em casa, local onde ocorreram os disparos, e foi capturado, por militares do Destacamento de Intervenção (DI) da GNR, seis horas depois sem ter oferecido resistência.

A tentativa de homicídio ocorreu às 07,15 horas, e foi o culminar de uma rixa que envolveu agressões a Pedro Guiomar, de 38 anos, no decurso do Baile da Pinha realizado na aldeia. A vítima, André Guerreiro (na foto), 30 anos, um dos presumíveis agressores, deslocou-se no seu carro e foi bater à porta de Pedro, tendo este empunhado uma carabina, fazendo, os disparos, tendo uma dos tiros atingido o “Andorinha”, como aquele era conhecido em Rio de Moinhos. Os dois indivíduos são mineiros trabalhando Pedro em Neves/ Corvo, Castro Verde e André, em Aljustrel.

Segundo apurou o LN, a detenção ocorreu na sequência da entrada de Ana Daniela, a mulher de Pedro em casa para o convencer a entregar-se e seguindo indicações dos negociadores à saída deixou a porta aberta e uma equipa do DI da GNR entrou na habitação e fez a detenção do individuo.

Logo que foi dado o alerta a GNR isolou a rua onde de situa a casa do suspeito, aguardando a chegada de inspetores da Diretoria de Faro da Polícia Judiciária (PJ), para quem passou a operação de negociação e detenção.

Consumada a detenção de Pedro Guiomar, este foi conduzido para o posto do Destacamento de Aljustrel da GNR, onde foi identificado e posteriormente conduzido para a Diretoria de Faro da PJ, onde foi interrogado, devendo ser hoje presente no Tribunal de Beja, para primeiro interrogatório. A viatura de André Guerreiro foi também alvo da peritagem da PJ, tendo sido rebocada para as instalações da GNR.

Além dos inspetores da PJ, dos militares do DI da Guarda e do helicóptero do INEM, estiveram no local 12 operacionais dos Bombeiros de Aljustrel, viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Beja e militares do posto de Aljustrel da GNR.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg