Dois homens, de 57 e 59 anos, residentes em Aljustrel, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja (EPBeja), foram condenados a 6 e a 7 anos de prisão, respetivamente, pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Jorge Sousa, de alcunha o “D’Ouriços”, o mais novo dos arguidos, que em condenações pelos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, desobediência e coação a funcionários já soma condenações de 12 anos e 10 meses de prisão, foi condenado à pena de 6 anos de prisão.
Jorge Batalha, que por dois crimes de tráfico de estupefacientes já foi condenada a 7 anos e 6 meses de prisão, foi o sofreu a pena mais pesada, 7 anos de prisão.
Os dois indivíduos dedicavam-se à venda de heroína a consumidores nos concelhos de Aljustrel e Ourique, tendo sido detidos em flagrante delito, por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel e apreendidas cerca de 2.000 doses de heroína.
Jorge Sousa foi detido na noite de 18 de junho de 2021, na sequência de uma operação de vigilância da GNR nas proximidades das bombas de gasolina de Aldeia de Palheiros, concelho de Ourique, quando regressava de uma viagem do Algarve onde se deslocara para adquirir o estupefaciente. O arguido foi alvo de uma busca domiciliária, tendo sido presente a um juiz do Tribunal de Beja e em 19 de junho ficou em prisão preventiva.
No mesmo dia em que o “D’Ouriços” dava entrada na prisão, a GNR desenvolveu outra ação que levou à detenção de Jorge Batalha, que dois dias depois, a 21 de junho foi ouvido no Tribunal de Ourique e colocado também em prisão preventiva.
Das operações da GNR, além da heroína, foi também aprendido um veículo automóvel, cinco telemóveis, cinco facas, uma balança e outros utensílios utilizados no tráfico e 1.230 euros em numerário que as autoridades suspeitam ser proveniente da atividade ilícita.
O julgamento contou com 20 testemunhas de acusação, a esmagadora maioria “clientes” dos dois traficantes, uma das quais viajava com o arguido mais novo na noite da detenção e está também na situação de preso preventivo no Estabelecimento Prisional de Beja a aguardar julgamento pelo mesmo tipo de crime.
Outro caso em Aljustrel
Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR, detiveram em flagrante em Aljustrel, dois indivíduos de 56 e 62 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida. Feita uma busca à viatura dos suspeitos foram apreendidas 37 doses de heroína, 3 de crack, dois telemóveis e uma faca borboleta. Os dois indivíduos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal de Ourique.
Teixeira Correia
(jornalista)