Aljustrel: GNR apreendeu 20 ovinos mortos abandonados por criador.
Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Aljustrel levou a efeito operações na freguesia de Aljustrel/ Rio de Moinhos e em Aldeia de Palheiros (Ourique) visando criadores de ovinos.
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Aljustrel em conjunto com o veterinário municipal levaram a efeito uma ação de fiscalização a uma exploração pecuária localizada na freguesia e depararam-se com o abandono de 20 cadáveres de ovinos.
O proprietário não tinha comunicado a ocorrência ao Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos, para fazer a recolha os animais na exploração, situação a que está por lei obrigado a fazer, num prazo de 12 horas após a morte dos animais.
Face à sua conduta do criador a GNR elaborou um auto de notÃcia por contraordenação, por abandono dos cadáveres na exploração.
O NPA esteve em ação noutra frente, tendo apreendido 20 ovinos (na foto) em Aldeia de Palheiros (Ourique) por falta de condições de transporte dos animais.
O ovinos ficam à guarda do criador/ transportador que foi alvo de dois autos de notÃcia por contraordenação. Um por falta de identificação dos ovinos e outro pelo transporte sem guias de acompanhamento dos animais.
Teixeira Correia
(jornalista)