Alqueva: Abrigo de morcegos é um dos mais importantes da Europa.
Monitorização dos morcegos do abrigo artificial de Alqueva revelou uma ocupação de cerca de 6 000 indivÃduos de quatro espécies diferentes, todas elas com estatuto de conservação preocupante.
Estes números ultrapassam todas as expectativas e vem reforçar a relevância daquele abrigo, não só como “Abrigo de Importância Nacional”, mas, também, como um dos abrigos artificiais com maior sucesso em toda a Europa.
Os números, agora registados, aumentam para o dobro do número observado na mesma época em 2017, ano em que já se tinha registado um aumento bastante significativo.
A monitorização, efetuada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no âmbito do Plano Nacional de Morcegos, conta com o apoio da EDIA nos abrigos na área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
Os trabalhos realizados este mês de maio revelaram, no Abrigo de Alqueva, os seguintes números: 4840 Miniopteros schreibersii (estatuto vulnerável) 886 Myotis myotis (estatuto vulnerável), 200 Rhinolophus mehelyi (estatuto criticamente em perigo) e 1 Rhinolophus ferrumequinum (estatuto vulnerável).
O Abrigo de Alqueva foi construÃdo em 1995, como medida de minimização de impactes pela construção da barragem de Alqueva.
Na altura foi detetada uma colónia com poucas centenas de cinco espécies de morcegos, em zona de obra, tendo sido necessário criar uma alternativa. Assim, foi construÃdo o atual abrigo que hoje se revela um verdadeiro sucesso.