Alqueva: Albufeira a pouco mais de dois metros do quinto enchimento.


Mil milhões de metros cúbicos é quanto a barragem de Alqueva armazenou com as chuvas de dezembro.

Na sua página de facebook, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) revela que nesta segunda-feira, 02/01/2023, às 07h00, Alqueva registou a cota 149.80, o que representa um volume armazenado de 3580 hm3 e corresponde a quase 87% do armazenamento total da barragem.

Estes valores ultrapassam os verificados em 9 de fevereiro de 2021, quando a albufeira e estava à cota de 148,17 metros e com 79,73% da sua capacidade máxima, caminho na altura para aquele que seria o quinto enchimento, que não se viria a concretizar.

Desde dia 1 de dezembro, a albufeira de Alqueva subiu perto de 5.5 m e encaixou cerca de 1000 hm3 de água, lembrando que o nível pleno de armazenamento da barragem de Alqueva é de 4150 hm3, à cota máxima de 152 m.

Recorde-se que o primeiro enchimento de Alqueva ocorreu no dia 12 de janeiro de 2010, há quase 13 anos e o fecho das comportas ocorreu a 8 de fevereiro de 2002.

A última vez que a barragem do Alqueva encheu na plenitude foi no início de 2014, mas na altura, a EDIA não fez descargas para o “Grande Rio do Sul”, leia-se rio Guadiana, optando por desviar parte da água para a central hidroelétrica, onde é produzida energia.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg