Alqueva: Barragem subiu pouco mais de um metro em doze dias de chuva na região.
Apesar da muita chuva que tem caÃdo na região Alentejo, a Barragem de Alqueva está muito longe de atingir a cota máxima (152 metros) e do volume de armazenamento (4.150 hectómetros cúbicos) de água.
Desde as 23,00 horas do passado dia 28 de fevereiro, até à s 23,00 horas de domingo, 11 de março, ao nÃvel da Barragem de Alqueva subiu somente 1,74 metros, tendo armazenados 3.022,72 hectómetros cúbicos de água.
A albufeira está a 5,31 metros do enchimento total, o que corresponde a poder receber mais  1.127,28 hectómetros cúbicos de água.
A Associação Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que nas duas últimas semanas registou-se um aumento na percentagem de armazenamento em 49 albufeiras. Nas bacias do Mondego, Tejo e Arade, oito albufeiras registaram um aumento superior a 20%.
O ministro do Ambiente disse que a chuva tem reposto os nÃveis de água das barragens, mas a um ritmo “bastante lento” no sul do paÃs. “Temos que separar o paÃs ao meio. A norte do rio Tejo, as barragens estão muito próximas da sua capacidade máxima e algumas já a atingiram”, afirmou João Pedro Matos Fernandes.
No sul, embora esteja a haver “encaixes de água a cada dia”, ainda há situações preocupantes, como a da barragem de Monte da Rocha, no concelho de Ourique, que abastece “um conjunto vasto de habitantes”, e que ainda está com apenas 9,6% da capacidade, disse o governante, adiantando que o cuidado com o consumo tem que continuar.
12 de janeiro de 2010- Data histórica na Barragem de Alqueva.
A albufeira da Barragem de Alqueva atingiu pela primeira vez (foto do enchimento máximo naquela data), a capacidade máxima, tornando-se o maior lago artificial da Europa.
A chuva que na altura caiu na região banhada pela albufeira, situada no rio Guadiana, levou o nÃvel de água armazenada a atingir a cota máxima de 152 metros, entre as 14:00h e as 15:00h, segundo as medições da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).
Tratou-se de um volume de água armazenada de 4.150 hectómetros cúbicos e que corresponde ao nÃvel de pleno armazenamento à cota de 152 metros, um metro abaixo do nÃvel de máxima cheia para que a albufeira está preparada, precisa a empresa.
A encher desde 08 de Fevereiro de 2002, quando se fecharam as comportas, Alqueva já é o maior lago artificial da Europa, com uma área inundável de 250 quilómetros quadrados e cerca de 1.100 quilómetros de margens.