Foi ontem assinado o contrato de empreitada que vai levar a água de Alqueva ao Monte da Rocha.
Este investimento vai garantir o abastecimento público a Ourique, Castro Verde, Almodôvar e parte de Mértola e Odemira e criar um novo bloco de rega entre Panoias e Messejana que será impulsionador do desenvolvimento económico da região.
Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, considerou que “este é um investimento de extraordinária importância para o concelho que vai permitir trazer água de Alqueva até ao Monte da Rocha e promover o desenvolvimento económico através do no perímetro de rega”, recordando que “foi em 2017 que com o empenho do deputado Pedro Carmo que o Primeiro-ministro António Costa tomou a decisão de avançar com o investimento. Hoje finalmente o contrato de empreitada foi assinado e a obra irá para o terreno”, rematou.
Este projeto representa um investimento total de 3 milhões de euros, dos quais 1 milhão de euros corresponde a financiamento PDR2020. A obra permitirá o reforço à albufeira do Monte da Rocha para regadio e abastecimento público, bem como a criação de um novo bloco de rega (de Messejana) com 2330 hectares, nos concelhos de Aljustrel e Ourique.