Alqueva: Sistema ligado ao de Santo André.


Teve início a transferência de água entre o Sistema de Alqueva e o Sistema de Santo André, permitindo assim reforçar o abastecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) por parte da Águas de Santo André.

A obra, levada a cabo pela EDIA, compreende um troço de 17 km que liga o Adutor Roxo-Sado ao sistema de adução à Albufeira de Morgavel.

Esta ligação contribui significativamente para o aumento da fiabilidade do abastecimento de água ao principal Pólo industrial do país, uma vez que representa uma redundância da origem de água para fornecimento deste complexo.

Para garantir este reforço de armazenamento, a água de Alqueva teve que percorrer um total de cerca de 170 km de canais, tuneis e condutas, passando, pelo caminho, pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Alvito, Pisão e Roxo.

Esta empreitada permitiu ainda a realização da ligação à Albufeira de Fonte Serne, que garante o fornecimento de água aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado.

No atual contexto de seca, a EDIA e a Águas de Santo André, contribuem para o aumento da resiliência dos seus sistemas fazendo face aos períodos de seca que se vêm registando.

Alqueva assume-se uma vez mais como reserva estratégica de água, garantindo água para regadio aos seus perímetros e perímetros confinantes, água para abastecimento público e, agora, também água para abastecimento industrial.


Share This Post On
468x60.jpg