ASPIG/ GNR: Associação contra “perícia de aferição” de motociclista para a Volta a Portugal em Bicicleta.
A Associação Sócio – Profissional Independente da Guarda (ASPIG) está contra o fato do Comando Geral da GNR ter determinado a realização de uma “prova de aferição” para selecionar os motociclista para o Destacamento Eventual na Volta a Portugal em Bicicleta.
A ASPIG não compreende a necessidade, exigida pelo Comando, da realização de uma prova de perícia, “aferição de destreza na condução de motociclos”, cujo resultado determina quais os militares (motociclistas) que constituirão o Destacamento Eventual de Trânsito, empenhado na segurança à volta a Portugal em bicicleta.
Durante décadas a nomeação dos motociclistas, para o efeito, obedeceu a uma escala que tinha em conta, no que concerne à destreza dos militares, o parecer do Comandante direto destes e a antiguidade relativa.
Tais critérios sempre foram aceites como os mais adequados a permitir que quase todos os militares, durante a sua carreira, tivessem a possibilidade de integrar tal Destacamento sem que a “regra da antiguidade” fosse, de forma injusta, afastada.
A verdade é que a prova de perícia, ora em vigor, exclui o critério da antiguidade bem como o tradicional desiderato de muitos militaras em fazerem parte do Destacamento eventual da Volta a Portugal em Bicicleta, para além de levantar suspeições sobre os seus verdadeiros propósitos.
Assim, a ASPIG considera que a tradicional metodologia da nomeação dos militares para o evento é a mais justa pelo que apela à eliminação da prova de perícia, sob pena desta vir a criar elevada desmotivação entre os militares e, consequentemente, em nada contribuir para a sã camaradagem e disciplina, pilares fundamentais numa instituição de natureza militar.
VOLTA A PORTUGAL Santander Totta 2016 – Percurso
Julho 26- Apresentação: Oliveira de Azeméis Julho 27- Prólogo: Oliveira de Azeméis- Oliveira de Azeméis Julho 28- 1ª etapa: Ovar- Braga Julho 29- 2ª etapa: Viana do Castelo- Fafe Julho 30- 3ª etapa: Montalegre- Macedo de Cavaleiros Julho 31- 4ª etapa: Bragança- Senhora da Graça Agosto 1- 5ª etapa: Lamego- Viseu Agosto 2- Descanso – ETAPA DA VOLTA Agosto 3- 6ª etapa: Belmonte- Guarda Agosto 4- 7ª etapa: Figueira C. Rodrigo- Castelo Branco Agosto 5- 8ª etapa: Nazaré- Arruda dos Vinhos Agosto 6- 9ª etapa: Alcácer do Sal- Setúbal Agosto 7- 10ª etapa: Vila Franca Xira- Lisboa (CRI).