A Concelhia de Beja do Partido Socialista (PS) está a preparar o processo para pedir a recontagem de votos na União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.
De acordo com informação apurada pelo Lidador NotÃcias (LN) junto da estrutura socialista, esta não se conforma com o resultado de domingo naquela União de Freguesia, que deu a vitória à CDU por 2 (dois) votos e vai pedir a recontagem dos mesmos, por forma a reverter o resultado.
O LN apurou que o processo está nas mãos de elementos da concelhia que contam com o apoio jurÃdico para efeitos da formulação do pedido que será feito junto da Assembleia de Apuramento Geral eleitoral do MunicÃpio de Beja, que segundo a lei eleitoral, inicia os trabalhos no 2.º dia posterior aos das eleições.
Caso a recontagem de votos que será pedida por Jorge Parente, cabeça de lista do PS nas eleições à União de Freguesias, a mesma é passÃvel de participação ao Tribunal Constitucional .
Nas eleições de domingo, a CDU, cuja lista foi encabeçada por Miguel Ramalho, venceu as eleições com 2014, mais 2 do que a lista do PS, liderada por Jorge Parente que se recandidatava ao cargo de presidente daquela autarca, a mais populosa do concelho de Beja, com 11.570 eleitores inscritos, dos quais só 6.3023 exerceram o seu direito de voto.
Nas eleições de 2017 Jorge Parente derrotou o então presidente da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, Miguel Ramalho, por 325 votos.
Teixeira Correia
(jornalista)