O Partido Socialista anunciou a recandidatura do presidente da Câmara Municipal de Ourique para um novo mandato autárquico na liderança do Município do Baixo Alentejo.
Marcelo Guerreiro, de 31 anos, casado e licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Algarve é, desde 2015, Presidente da Câmara Municipal de Ourique, momento em que substituiu Pedro do Carmo no cargo por ter assumido funções de Deputado na Assembleia da República.
Depois da afirmação de uma estratégia de proximidade às pessoas, de valorização do território e de afirmação de Ourique como Capital do Porco Alentejano, o mandato de 2017-2021 sofreu os impactos negativos da pandemia, com a necessidade de gerar respostas de emergência para as pessoas, ajustar as vivências individuais e comunitárias e minorar a interrupção das dinâmicas locais que existiam.
A candidatura mantém o traço de proximidade às pessoas e ao território, de afirmação das marcas de identidade de Ourique e da defesa intransigente, construtiva e ambiciosa de soluções para o Interior e o Mundo Rural no plano regional, nacional e comunitário.
Depois de ter consolidado a trajetória de reequilíbrio das contas do município, iniciada em 2005, o próximo mandato tem todas as condições para impulsionar novos projetos no âmbito da revisão do PDM, aproveitar as oportunidades de financiamento que existirão e continuar a dar prioridade central às pessoas, às suas necessidades e vivências. Gerar novas oportunidades de dinamização da economia local e sustentar a coesão social e territorial são também marcas da ambição para um mandato que se quer sem sobressaltos de saúde pública limitadores da ação e das dinâmicas.
Como marco de uma ação política pontuada pela proximidade, interação e presença permanente no território, a candidatura propõe-se a eleições com o slogan “Por Ourique, Como sempre!”.
A apresentação dos cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Ourique está agendada para o próximo dia 25 de junho de 2021, sexta-feira, pelas 19 horas, na Praça D. Dinis, junto ao Cine-Teatro, em Ourique.
A candidatura de Marcelo Guerreiro é a quarta a ser conhecida no concelho de Ourique, depois dos anúncios de Idalete Brito, do Chega, Joaquim Barbio candidato pela CDU e de Gonçalo Valente pela Coligação PSD/CDS-PP. Marcelo Guerreiro, que está a cumprir o seu primeiro mandato depois de em agosto de 2015 ter assumido o lugar de Pedro do Carmo que se candidato e foi eleito nas Legislativas de outubro desse ano.
Marcelo Salvado (PS) foi eleito em 2017 com 63,21% dos votos, em segundo ficou António Afonso (PSD) com 21,76% e finalmente José Filipe Estevens (CDU) que registou 11,88%.
Teixeira Correia
(jornalista)