Azeitona: Em seis furtos no distrito de Beja foram apreendidos 1679 quilos e detidos 24 pessoas.


Entre 14 de outubro e 4 de novembro, em quatro concelho do distrito de Beja, a GNR deteve 24 pessoas envolvidas em 6 furtos de azeitona, dos quais resultaram a apreensão de 1679 quilos daquele fruto.

Os envolvidos nos furtos são 16 homens e 8 mulheres, com idades compreendidas entre 17 e 63 anos, detidos em flagrante delito, independentemente da quantidade de quilos apreendidos, nenhum dos envolvidos foi presente a um Juiz de Instrução Criminal tendo os casos sido remetidos aos Tribunais de Almodôvar, Cuba, Ourique e Moura.

O modus operandi dos envolvidos nos furtos é sempre a mesma: introduzem-se nos olivais sem autorização dos proprietários e apanham tanto a azeitona das oliveiras como no chão. DEpois o principal problema passa pela existência de recetadores que compram a azeitona aos envolvidos nos furtos a baixo preço, sem procurarem sabver a origem do produto, para depois revender ou transformar em azeite de forma ilegal.

O último caso ocorreu no passado sábado em Aljustrel, quando os militares do Posto Territorial daquela vila detiveram cinco homens, pelo furto de 280 quilos de azeitona.

No dia 31 de outubro, a GNR deteve em Moura, um homem e uma mulher e apreendeu 25 quilos de azeitona e em Vidigueira, foram detidos quatro homens e três mulheres e apreendidos 270 quilos de azeitona. Em 19 do mesmo mês, a Guarda apreendeu 800 quilos de azeitona e deteve três homens e uma mulher, em Castro Verde.

No dia anterior, no concelho de Vidiguroira, foram detidos um homem e uma mulher, e apreendidos 104 quilos.

No dia 14 de outubro, no primeiro furto revelado pelo Comando Territorial de Beja, os militares apreenderam 200 quilos de azeitona e detidos dois homens e uma mulher.

As ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização da GNR foram reforças no âmbito da operação “Campo Seguro 2023” que está a decorrer.

ASAE desmantelou rede de roubo de azeitonas

No dia 17 de outubro, uma operação da ASAE desmantelou no concelho de Ferreira do Alentejo, uma rede organizada de roubo de azeitona, tendo apreendido 12 toneladas de azeitona. Dois armazenistas, que compravam a azeitona a 40 cêntimos o quilo para vender por um euro, foram constituídos arguidos. Dezenas de pessoas foram identificadas por roubo. Estes destinatários são suspeitos de revender o produto ao dobro do preço de compra, mas também são suspeitos de produzir azeite fora da legalidade. 

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg