Nos últimos dias do passado mês de dezembro tomou posse como Comandante da Esquadra 601 “Lobos” o Major Piloto Aviador Bruno Silveira. Substitui nas funções o Major Piloto Aviador Hélder Ferreira.
O Major Bruno Silveira, natural de Beja, foi Oficial de Operações da Esquadra 601-“Lobos”, e é militar da Força Aérea Portuguesa há 20 anos.
O oficial comandou a Força Nacional Destacada (FND) na missão “Sea Guardian 2023” que decorreu entre 15 de abril e 17 de maio, e envolveu a participação de 39 militares da Força Aérea (FAP) e uma aeronave P-3C CUP + Orion, que vão operar a partir da Base Aérea de Sigonella, em Itália.
Major Bruno Silveira, tem já no seu currículo presenças em duas operações do género: em 2021 na missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – FRONTEX e em 2022 na Operação IRINI da The European Union Naval Force Mediterranean (EUNAVFOR MED IRINI).
Quem é Bruno Silveira
Nascido em Beja em 1985, é militar da Força Aérea Portuguesa desde 2003, ano em que entrou na Academia Militar, este “Filho de Beja” celebra em 2023 os 20 anos como oficial do ramo.
Foi Oficial de Operações da Esquadra 601-“Lobos”, e já passou pela Esquadra 101-“Roncos”, durante um ano de tirocínio, esteve também ano na Esquadra 552-“Zangões, antes dos helicópteros Alouette III agora dos Koala AW119 e nove anos na Esquadra 751-“Pumas”, que opera o helicóptero Agusta Westland EH-101 Merlin, até chegar à esquadra P-3C CUP + Orion.
Bruno Silveira é filho do professor e técnico de atletismo José Silveira.
Teixeira Correia
(jornalista)