A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, vai estar presente na despede-se da Força Nacional Destacada para a missão ´Sea Guardian 2023´ da NATO. A cerimónia realiza-se hoje pelas 11H00, na Base Aérea N.º 11, em Beja.
A decorrer de 15 de abril a 17 de maio, a Sea Guardian 2023 envolve a participação de 39 militares da Força Aérea e uma aeronave P-3C CUP + Orion, que vão operar a partir da Base Aérea de Sigonella, em Itália.
A operação ´Sea Guardian´ surgiu como uma resposta da NATO, em apoio à União Europeia, à questão dos migrantes, com o intuito de garantir o embargo à Síria e Líbia, assim como a segurança das linhas de comunicação do Mediterrâneo, promovendo a segurança marítima, com foco nas atividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha.
Programa da cerimónia: Honras Militares, Entrega da Bandeira Nacional e da Bandeira da Força Aérea, Bênção e entrega da imagem de Nossa Senhora do Ar, Alocução Ministra da Defesa Nacional e Final da cerimónia.
A aeronave P-3C CUP + Orion está adstrita à Esquadra 601-Lobos, estacionada na BA11 e iniciou a sua operação a 1 de janeiro de 2011, tendo efetuado o seu “Batismo de Fogo” na Operação “Ocean Shield” ao serviço da NATO no Oceano Índico, em missões de combate à Pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100%.