Domingo, Março 15, 2026

InícioNossa TerraBA 11: Quinto avião Super Tucano recebido na unidade.

BA 11: Quinto avião Super Tucano recebido na unidade.

A Base Aérea N.º 11 recebeu, no passado dia 29 de janeiro, o quinto A-29 Super Tucano, reforçando a capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa.

De acordo com o comando da BA11 “a chegada desta aeronave marca mais um passo importante na modernização dos meios aéreos e no fortalecimento das missões de formação, vigilância e apoio aéreo”.

Desde o toque na pista até aos procedimentos pós-voo, este momento foi vivido com orgulho por todos os militares envolvidos.

Cada nova aeronave representa mais do que tecnologia, representa confiança, preparação e compromisso com a segurança do país.

Na BA11, “continuamos focados na missão, prontos para responder aos desafios de hoje e do futuro”, justificaram.

No passado dia 18 de janeiro, o Lidador Notícias revelou que à chegada do Brasil à OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, a quinta aeronave apresentava um problema técnico, que foi preciso resolver, que evitou a sua transferência para a Base Aérea 11 (BA11), em Beja.

Em meados de dezembro do ano passado, as instalações da OGMA, receberam a cerimónia de entrega dos Super Tucano a Portugal e as cinco aeronaves deveriam ter voado para a BA11, que passarão a ter na Esquadra 101-“Roncos” a sua “casa mãe”, no entanto, somente quatro dos aviões chegaram a Beja.

Recorde-se que no penúltimo dia do ano passado, o Estado-Maior da Força Aérea lançou um concurso público para a construção de um edifício destinado à Esquadra de Voo do sistema de armas A-29N, a implantar na Base Aérea n.º 11, em Beja. O procedimento tem um preço base de 2,85 milhões de euros, sem IVA, e um prazo de execução de 420 dias. 

Aquisição

O Conselho de Ministros 12 de dezembro de 2024, aprovou uma resolução em que “investe cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves A-29N Super Tucano, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A”.

Características

Os A-29N Super Tucano adquiridos à Embraer destinam-se à formação avançada de pilotagem e missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e ou combinadas.

Esquadra

As aeronaves brasileiras vão integrar a Esquadra 101-“Roncos”, da Base Aérea N.º 11, em Beja, uma subunidade de Instrução Elementar e Básica da FAP, que desde 1989 utiliza as aeronaves de fabrico francês, EPSILON TB-30.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes