Baleizão/ Beja: A GNR apreendeu um barco por pesca ilegal de lagostim.


O indivíduo, de 39 anos, foi identificado e uma embarcação apreendida por militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Comando Territorial e Beja da GNR, por pesca em zona proibida.

O pescador foi apanhado no interior da embarcação na barragem do Vale de Alcaide, a cerca de 500 metros da localidade de Baleizão, concelho de Beja, a pescar lagostim, fora de zonas delimitadas para o efeito, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima vai de 5.000 aos 50.000 euros.

Depois de aprender a embarcação e o respetivo livrete, os militares do NPA da GNR comprovaram que o motor da mesma já tinha sido apreendido em fiscalizações anteriores, tudo sido elaborada contra o seu proprietário, de 36 anos, pelo crime de desobediência.

No decurso da operação policial, além da embarcação e do livrete, foram ainda confiscados um motor, a licença de pesca profissional do infrator, 50 artes de pesca e 2,5 quilos de pescado que era utilizado como isco na pesca do lagostim.

O NPA remeteu os factos para o Tribunal Judicial da Comarca de Beja e para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg