Barrancos: Autarquia protesta contra os números do desemprego do concelho.
A Câmara Municipal de Barrancos, publicou na sua página um comunicado dirige à população, sobre os números do desemprego no concelho.
Na sequência de notícias divulgada por alguns órgãos de comunicação social, o Município veio a público, baseado em fontes da administração pública central, “fornecer os dados verídicos do desemprego real nesta comunidade de fronteira, e do interior mais profundo de Portugal”.
Na comunicação a edilidade, refere que “o IEFP divulga mensalmente na sua página eletrónica, uma publicação chamada “estatísticas mensais por concelho”, relativa ao número de desempregados registados nas áreas regionais. De acordo com a publicação citada, em 31/07/2017, o município de Barrancos tinha 153 pessoas inscritas como desempregadas, das quais 86 mulheres“.
O Executivo da Câmara Municipal de Barrancos, justifica que das 153 inscrições ativas, há outros dados a reter: “entre 23 a 26 pessoas estão envolvidas em outras atividades ou têm situações que poderão indiciar erro ou lapso” acrescentando a edilidade que dos 153 inscritos , “há mais 45 pessoa que estão envolvidos e programas”, rematam.
Em síntese, a edilidade estima que “50% ou mais do total das inscrições não reúna as condições para o registo como “desempregado”, pelo que taxa real de desemprego em Barrancos não deverá ser superior a 10/12%, muito longe dos 22% divulgados”, remata a autarquia.
Para a Câmara Municipal de Barrancos, “o desemprego continuará a ser uma preocupação, seja qual for o número”, concluíram.
Teixeira Correia
(jornalista)