Barrancos: Castelo de Noudar meio milhão para obras.


Castelo de Noudar encerrado ao público para obras. Reabilitação das muralhas do troço nascente/norte custa meio milhão de euros.

O Castelo de Noudar, a mais importante memória histórica do concelho de Barrancos, está encerrado até ao próximo dia 15 de dezembro, em virtude da realização da primeira fase das obras de reabilitação das muralhas do troço nascente/norte.

Os trabalhos a realizar, durante um período de nove meses, vão incluir o restauro do pano de muralha e respetivos torreões e cubelos exposto ao quadrante nascente, incluindo o parapeito no remate das estruturas das muralhas. A obra tem um valor superior a 490 mil euros, 74 mil dos quais suportados pela Câmara de Barrancos e o restante resulta de um financiamento do FEDER, feita através do programa Alentejo 2020.

Em comunicado o Município fez saber que o encerramento ao público se fica a dever a “razões de segurança” esclarecendo que “a título excecional” podem ser autorizadas visitas para efeito de “estudo ou investigação”, devidamente fundamentado e mediante o acompanhamento de um técnico da autarquia.

A Câmara Municipal considera que a intervenção “representa um investimento importante na valorização turística de Noudar” e que face à degradação sofrida ao longo dos anos “é importante e urgente” justifica a edilidade.

Acabado de construir em 1307, no reinado de D.Dinis, o castelo foi sede municipal até 1836, data em que o concelho de Noudar deixou se existir. É Monumento Nacional desde 1910 e está implantado no interior da Herdade da Coitadinha.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg