Na reunião do passado dia 25 de julho o Município de Barrancos aprovou a criação do projeto-piloto de “Formação de Aprendiz de Mestre Construtor para a Preservação dos Tabuados de Barrancos”.
O projeto está integrado no programa de classificação como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, tendo sido autorizada a contratação de formados para a sua execução, em regime de prestação de serviços.
De acordo com o documento publicado na página do Município, serão contratados até seis aprendizes, com a formação a decorrer entre 16 de agosto e 15 de setembro do corrente ano, sendo que pela participação no projeto, o formando tem direito a uma bolsa de formação no valor de 1.100 euros, segundo um horário da equipa operacional da Câmara Municipal de Barrancos destacada para efetivação do projeto.
Entre os requisitos para formalizar a candidatura, os formados devem ser residentes e recenseados (eleitores) no Município de Barrancos.
Os tabuados são construídos na Praça da República para receberem as corridas com touros de morte na tradicional “Fêra” de Barrancos, que se realiza todos os anos entre 28 e 31 de agosto, porque como reza a tradição: “Em Barrancos sem touros não há Fêra”.
Teixeira Correia
(jornalista)
Fotografia: estado de Barrancos (Jacinto Saramago)