Desde que foi lançado no final de 2022 que o ChatGPT é considerado por professores, tutores e encarregados de educação como uma autêntica ‘ameaça’ para os alunos.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Além de ser muitas vezes usado para fazer composições inteiras e levar a cabo outros tipos de cábulas, também tem deixado a desejar como ferramenta de estudo dado que muitas vezes revela soluções sem explicar o raciocínio necessário para lá chegar.
A empresa responsável pelo ChatGPT, a OpenAI, quer remediar esta situação e anunciou o modo Estudo, descrito como uma “uma experiência de aprendizagem” que ajudará os utilizadores a estudar explicando como “resolver problemas passo a passo, em vez de apenas dar uma resposta”.
Será que vai resultar?
Os utilizadores do Google são menos propensos a visitar ‘sites’ apresentados nos resultados de pesquisa quando o motor de busca exibe um resumo criado com recurso a Inteligência Artificial (IA), concluiu um relatório do Pew Research Center a 900 adultos americanos.
O estudo concluiu que 58% dos entrevistados realizaram pelo menos uma pesquisa no Google que produziu um resumo gerado com IA.
Entre as fontes mais citadas nos resumos de pesquisa criados com a tecnologia, estão a Wikipédia, YouTube e Reddit. As três plataformas representam 15% das fontes identificadas em resumos de IA e 17% das fontes em pesquisas padrão.
Nos últimos 12 meses, 29% dos utilizadores de iPhone inquiridos foram vítimas de uma burla online, mas entre os utilizadores de Android este número é de apenas 17%.
Esta disparidade sugere que a reputação de segurança do ecossistema fechado da Apple pode levar a um excesso de confiança por parte dos seus utilizadores, tornando-os alvos mais fáceis para ataques de engenharia social, como phishing e smishing.
Segundo o relatório, os utilizadores de iPhone demonstraram uma menor capacidade para identificar corretamente mensagens fraudulentas. Apenas 57% conseguiram identificar corretamente todas as mensagens de texto suspeitas apresentadas no inquérito. Em contraste, 71% dos utilizadores de Android fizeram-no com sucesso.
A mais recente versão beta do WhatsApp para Android permite aos utilizadores importar fotografias de outras redes sociais da Meta, nomeadamente Facebook e Instagram.
Atualmente, o WhatsApp apresenta aos utilizadores várias opções na altura de escolher uma nova fotografia de perfil, que vão desde a selecionar uma imagem da galeria do telemóvel a gerar uma fotografia com recurso a Inteligência Artificial.
Agora, o WhatsApp dá aos utilizadores a oportunidade de importarem as fotografias do Facebook e do Instagram, mas, para tal, o WhatsApp deverá estar ligado às outras redes da Meta e, desta forma, esta capacidade de importar fotografias de outras plataformas permanecerá opcional.
Resta aguardar pelo lançamento.
No cinema, destaque para a estreia de “Naked Gun – Aonde é Que Pára a Polícia”.
Neste filme de ação, o Tenente Frank Drebin Jr. (Liam Neeson) segue os passos do seu pai e vai tentar salvar o mundo… na sua maneira peculiar.
Sim, este filme dá sequência à saga eternizada pelo ator Leslie Nielsen nos anos 80 e 90.
Esta nova entrega é realizada por Akiva Schaffer e produzido por Seth MacFarlane.
Pamela Anderson, Paul Walter Hauser, CCH Pounder, Kevin Durand, Cody Rhodes, Liza Koshy, Eddie Yu e Danny Huston, completam o elenco ao lado de Neeson.
Trailer comentado em https://www.youtube.com/watch?v=hXV8XxKjAKo



