Barrancos: Sem medidas de restrição covid-19, concelho “fechado” no fim-de-semana.


Sem recolher obrigatório no fim-de-semana, doze concelhos “estão fechados” por outros. Barrancos é um casos, face às situações de Moura e Mourão.

Os outros dois concelhos do distrito que estão em risco moderado, Ferreira do Alentejo e Odemira, têm alternativas para saírem para outros concelhos.

Dos 25 concelhos que estão fora do recolher obrigatório no fim-de-semana a partir das 13 horas, no âmbito das medidas de contenção dos contágios por covid-19, há 12 que não têm alternativas para circularem face à proibição dos concelhos limítrofes.

Ainda que fora dessas proibições de circulação, os cidadãos de uma dúzia de municípios estão impedidos de podem viajar para fora do seu concelho de residência uma vez que os concelhos vizinhos, são definidos como de risco elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Por distritos eis os doze concelhos fora da proibição mas “isolados” pelos vizinhos: Alcoutim e Lagoa (Faro), Barrancos (Beja), Arronches e Castelo de Vide (Portalegre), Coruche (Santarém), Castanheira de Pêra (Leiria), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Resende e Sernancelhe (Viseu) e Almeida e Manteigas (Guarda)

Apesar de todas as limitações, seis dos doze concelhos tem alternativas, três por via terrestre, viajando para Espanha e dois por via marítima, podendo passear pelo mar ou pelo rio. Para a vizinha Espanha podem viajar os habitantes de Barrancos para Encinasola, de Arronches para La Codosera, os de Castelo de Vide, para Valência de Alcântara e os de Almeida, podem “mirar” a Fontes de Onor ou Ciudad Rodrigo. Os algarvios de Lagoa e Alcoutim podem seguir o refrão duma canção que diz “atira-te ao mar/rio e diz que te empurraram”, e podem mergulhar nas águas do Oceano Atlântico ou do Rio Guadiana.

Os restantes treze concelhos que ficam de fora das proibições, por apresentarem um risco moderado de contágio de covid-19, e cujos residentes têm alternativas em alguns dos municípios vizinhos, estão espalhadores pelos distritos de Faro (Aljezur, Monchique e Vila do Bispo), Beja (Ferreira do Alentejo e Odemira), Setúbal (Santiago do Cacém e Sines), Santarém (Sardoal), Castelo Branco (Proença-a-Nova, Vila de Rei), Bragança (Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo).

As medidas de proibição de circulação entre concelhos e de permanência na via pública após as 13 horas, vão vigor no próximo fim-de-semana e foram anunciadas ontem pelo primeiro-ministro António Costa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg