(Exclusivo) Beja: Airbus A310 estacionado no Terminal Civil começou a ser desmantelado.


Confirma-se a notícia avançada pelo Lidador Notícias no dia 14 de junho de 2018. Desmantelamento de A310, que pertenceu à SATA já começou a ser feiro no Terminal Civil de Beja. Empresa alentejana tentou adquirir a carcaça da aeronave.

Um avião Airbus A310, que pertencia à SATA Air Açores, que tinha sido abatido ao efetivo da companhia e que estava estacionado há 2 anos na placa do Terminal Civil Aeronáutico de Beja (TCB) começou a ser desmantelado, tendo os seus componentes diversas utilizações.

A operação a cargo da Unidade de Beja da AmbiGroup Resíduos teve início no passado dia 9 de julho, que tem uma licença válida por 90 dias para efetuar a totalidade do trabalho, para o proprietário da aeronave segundo apurou o JN, é uma empresa de aviação estrangeira.

De acordo com fonte da empresa estabelecida no Parque Ambiental da Amalga, localizado a pouco mais de uma dezena de quilómetros do TCB, “foram já retirados os bancos e as forras laterais, Agora está.se a proceder à descontaminação dos óleos hidráulicos e do jet fuel dos depósitos da aeronave”, justificaram.

O nosso interlocutor revelou que “só após concluir estas operações se avançará para a parte mais complicada, o corte do aparelho”, justificando que haverá três tipos de situações: “o aproveitamento de equipamentos para outras aeronaves, o tratamento de alguns componentes em Beja e a reciclagem de outros, em empresas do grupo ou de parceiros, concluiu.

Quando colocado perante o custo de desmantelamento da A310, a nossa fonte revelou que “é uma empreitada, com custos fase a fase e no final fazemos contas”, acrescentando que na fase de descontaminação estão envolvidos 12 trabalhadores e mais 4 ou 5 nos cortes “sendo uns do grupo e outros de parceiros”, rematou.

A história do CS-TRY Terceira começou a escrever-se em 11 de março de 2018, quando aterrou nas pistas da Base Área (BA) e estacionou na placa do TCB, de onde nunca mais levantou voo já que o objetivo era ser desmantelado.

A aeronave foi adquirida à SATA por uma empresa que lhe retirou o “coração”, ou seja os dois reatores e “abandonou” a carcaça na placa do TCB. Em abril de 2019, o A310 chegou a ser mudado para as placas da BA11, mas, voltou ao Terminal, onde ainda se encontra. No final do mês de março, a dívida acumulada à ANA pelo “estacionamento” da aeronave rondava os 320.000 euros. O JN sabe a empresa ponderava tomar a posse administrativa do aparelho, caso não conseguisse resolver o problema da dívida.

Pelo caminho ficou a intenção de um grupo empresarial do Alentejo, com interesses no sector do turismo, em adquirir a aeronave, para a transformar em alojamentos personalizados em turismo rural, mas o custo do parqueamento em dívida à ANA e o preço de aquisição, a que se juntou a pandemia do covid-19, tornaram a operação proibitiva.

Recorde-se que a companhia aérea Hi Fly utiliza, desde 2016, o TCB para estacionamento e manutenção de linha dos seus aviões, estando entre eles o Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros do mundo, adquirido pela Hi Fly à Sigapura Airlines, que aterrou pela primeira vez em Beja no dia 23 de julho de 2018.

A empresa portuguesa concluiu com sucesso, no passado mês de maio os testes finais de esforço do pavimento de um hangar ali construído. O projeto representou um investimento de 30 milhões de euros e deverá criar 150 postos de trabalho ao longo dos três primeiros anos de atividade.

14/06/18- (Exclusivo) Beja: Airbus da SATA será o primeiro avião a ser desmantelado no Terminal Civil.

Um Airbus A310, da SATA Air Açores (Serviço Açoriano de Transportes Aéreos), empresa aérea de bandeira portuguesa da Região Autónoma dos Açores, está aparcado na placa de estacionamento do Terminal Civil de Beja, para ser desmantelado.

15/06/18- Beja: ANA-Aeroportos confirma desmantelamento de avião da SATA.

A ANA-Aeroportos confirma notícia avançada ontem pelo Lidador Notícias, sobre desmantelamento de avião da SATA Air Açores parado na placa de estacionamento do Terminal Civil de Beja.

O Lidador Notícias (LN) tinha avançado ontem que o Airbus A310, da SATA Air Açores aparcado na placa de estacionamento do Terminal Civil de Beja (TCB), seria a primeira aeronave a ser desmantelada na infraestrutura alentejana.

Quando questionada sobre o desmantelamento do Airbus da SATA, a ANA justificou que “segundo informação recebida da companhia aérea e disponível à data, a aeronave será objeto de desmantelamento em momento oportuno”, acrescentando que sobre a data de inicio da operação “ainda não foi recebida qualquer indicação da SATA relativamente ao plano de trabalho previsto”, justificaram.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg