São apresentadas na segunda-feira, 1 de agosto, as Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Beja. Uma das EIP entra ao serviço operacional nesse dia. A Corporação tem um GPB que data de 2003.
Os Bombeiros Voluntários de Beja (BVBeja) têm duas EIP, constituÃdas por cinco operacionais cada uma, sendo que a componente financeira é suportada em parte iguais, 50% cada, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pela Câmara Municipal de Beja (CMB).
A primeira EIP entrou em funcionamento no dia 5 de maio de 2019 e a segunda vai entrar ao serviço a partir do próximo dia 1 de agosto.
Os BVBeja são a única corporação ao Sul do Tejo que dispõe desde 5 de abril de 2003, de um Grupo Permanente de Bombeiros (GPB), com as caraterÃsticas operacionais das EIP, mas com uma forma de financiamento distinta. O GPB foi criado no último mandato de Carreira Marques, enquanto presidente da autarquia bejense, continuando o pagamento do mesmo a ser feito pela edilidade dentro do valor de 10.000 euros que são transferidos mensalmente do MunicÃpio para os BVBeja.
O convite para a apresentação das EIP partiu da Câmara de Beja e decorre a partir das 11,30 horas da próxima segunda-feira no EdifÃcio dos Bombeiros.
Teixeira Correia
(jornalista)