Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, anunciou que foi assinado o contrato de empreitada de reabilitação do chamado “Edifício das Modas Felício”, na Praça da República.
Segundo o autarca o contrato assinado será agora “remetido para análise do Tribunal de Contas. Só depois de aprovado pelo Tribunal de Contas será feita a consignação da empreitada e começará a contar o prazo de execução”.
Esta obra irá concretizar-se na sequência do 2.⁰ concurso lançado para a mesma, uma vez que o 1.⁰ concurso ficou deserto, tendo como valor da empreitada com IVA: € 1.144.688,95 e um prazo de execução: 540 dias.
Segundo o edil “quando finalizada a recuperação, o Edifício ficará com 8 habitações para arrendamento a jovens e 3 pequenos espaços no R/C para outros fins”.
Edifício doada pelas irmãs Ferreira da Costa Cruz
Na reunião ordinária do Executivo da Câmara Municipal de Beja, realizada no dia 3 de agosto de 2016, foi “aprovada por unanimidade” a proposta de doação de um prédio localizado na Praça da República e Rua dos Mercadores (antiga Rua das Lojas), onde no rés-do-chão ainda funciona um pronto-a-vestir.
A proposta foi feita pelas irmãs Ferreira da Costa Cruz, Maria Elvira, Maria Emília, Maria Francisca e Maria Antónia, na qualidade de legítimas herdeiras do prédio sito na Praça da República, nºs 27 e 28 e Rua dos Mercadores, nºs 2 a 12 (números pares), “por não estarem em condições de suportar os encargos que são necessários para executar as obras de conservação”.
O edifício é composto por rés-do-chão, onde funciona o estabelecimento de pronto-a-vestir, “Modas Felício”, 1º e 2º andar, com uma de 254m2, com oito números de polícia, dois na Praça da República e seis na Rua dos Mercadores.
Teixeira Correia
(jornalista)