A direção da Associação de Futebol de Beja decidiu adiar os jogos dos dois próximos fins-de-semana face às medidas decretadas pelo Governo face à pandemia de covid-19. Já foram desclassificados três clubes da 1ª Divisão que estavam contra o início da prova.
Comunicado da A.F.Beja
Os jogos dos Campeonatos Distritais de Futebol da Associação de Futebol de Beja agendados para as próximas duas semanas (dias 28 e 29 de novembro e 1, 5, 6 e 8 de dezembro) foram adiados, tendo por base as diretrizes governamentais e a renovação da declaração do Estado de Emergência.
A deliberação da Direção da Associação de Futebol de Beja de cancelar as próximas jornadas assenta nas regulamentações impostas pelo Decreto do Presidente da República n.º 59-A/2020 de 20 de novembro, que renovou a declaração do Estado de Emergência, aprovada pela Assembleia da República através da resolução n.º 87-A/2020.
Entre outras medidas, o Governo decretou, através Decreto n.º 9/2020 de 21 de novembro, a impossibilidade de os cidadãos poderem circular para fora do concelho de domicílio no período compreendido entre as 23:00 do dia 27 de novembro de 2020 e as 5:00 do dia 2 de dezembro de 2020 e entre as 23:00 do dia 4 de dezembro de 2020 e as 23:59 do dia 8 de dezembro de 2020. Relativamente às exceções, apenas as atividades de treino e competitivas dos atletas de seleções nacionais, modalidades olímpicas, 1.ª Divisão Nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculinos e femininos, bem como dos campeonatos internacionais serão equiparadas a funções profissionais.
Assim, ficam adiados Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, Campeonato Distrital da 2.ª Divisão e Campeonato Distrital de Sub-23, com novas datas a anunciar oportunamente. Apenas vão manter-se, conforme calendarizados, os encontros referentes à 1.ª jornada do Campeonato Distrital de Futsal de Seniores Masculinos.
Desclassificações e descida de divisão aplicada a três clubes
Na Associação de Futebol de Beja (AFBeja) a pandemia de covid-19 não provocou mortes, mas esteve na origem da desclassificação e descida de divisão de três clubes, Odemirense, Praia de Milfontes e Aldenovense, que disputavam o Campeonato Distrital de 1ª Divisão.
Além das graves punições, os três emblemas sofreram multas de 150 euros, por cada um dos jogos em que lhe foi averbada falta de comparência.
Reza o regulamento de provas associativo, que será eliminado e desce de divisão, o clube que não comparece a dois jogos consecutivos ou a três alternados.
Os clubes opunham-se ao começo da competição e defendiam que a AFBeja deveria adiar no tempo a realização da prova, em função da convicção do que consideravam ser “o início precoce das competições amadoras, dado o panorama da pandemia a nível nacional”.
O primeiro clube a ser desclassificado, em 26 de outubro, foi o Aldenovense por ter cometido duas faltas de comparência consecutivas. Na passada quarta-feira foi a vez do Conselho de Disciplina da AFBeja aplicar a mesma pena ao Praia de Milfontes e Odemirense. O primeiro por também faltado a dois jogos e o segundo por ter dado três faltas interpoladas.
Na segunda jornada o Odemirense ainda compareceu no jogo em Serpa, frente ao União, mas com sete jogadores e dois minutos depois do início ficou reduzido a seis unidades por lesão de um jogador. Perdeu o jogo e a multa foi maior, 250 euros.
Na sua página de facebook a direção do clube de Odemira, presidido por Inês Correia, já comunicou aos sócios o castigo sofrido justificando que “continuamos a achar que deveria ter existido outra abordagem sobre a opinião e vontade de todos e não só daqueles que queriam jogar”, garantindo aos associados que vão continuar a trabalhar, deixo no ar a interrogação: “e para a próxima época veremos o nosso futuro quanto ao escalão sénior”.
A competição está longe da verdade desportiva e alguns clubes já se vão questionando se vale a pena continuar com este cenário, quando a maior parte das jornadas só têm 3 dos 7 jogos que se deveriam realizar.
Teixeira Correia
(jornalista)