Beja: BA 11 recebe o REAL THAW 2019 entre 22 de setembro e 4 de outubro.


A Força Aérea Portuguesa realiza o exercício multinacional Real Thaw 2019 (RT19), entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro, a partir da Base Aérea N.º11, em Beja, que tem como lema “Ousa estar ciente”.

RT19 junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses e forças da Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, num total de 600 participantes e 21 aeronaves.

Portugal: F-16M, C-130H, C-295M, P-3C CUP+, EPSILON, ALOUETTE III, EH-101 Merlin e AW119MKII Koala, Espanha: C-212, França: C-160 e C-130, Estados Unidos: C-130J e NATO: E-3A AWACS.

No seu site, a Força Aérea Portuguesa justifica que o RT19 tem como principal objetivo avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, proporcionando treino conjunto multinacional.

São também objetivos deste exercício preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais e proporcionar interoperabilidade entre países e respetivos meios.

Desta forma, o RT19 desenrola-se tendo como base o treino, a qualificação e o aprontamento das unidades aéreas, e respetivas tripulações, de forma a dotar as mesmas com as valências necessárias à realização de operações aéreas.

Durante o RT19 serão executadas as seguintes missões:

  Defesa do espaço aéreo;
  Proteção a helicópteros e viaturas terrestres de transporte em missão humanitária;
› Apoio aéreo próximo a forças terrestres e operações especiais;
› Extração de elementos militares ou civis, com e sem ameaça aérea;
› Lançamento de carga e de Pára-quedistas;
 Busca e Salvamento em zonas de combate;
 Evacuações aeromédicas;
 Operações CIMIC ( Cooperação civil – militar);
 Ataque convencional com armamento guiado e de alta precisão a alvos fixos e móveis;
 Ataque convencional a forças marítimas.


Share This Post On
468x60.jpg