Beja: BA11 volta a ser a partir de hoje o centro nevrálgico do exercÃcio REAL THAW 2016 (RT16).
A Força Aérea Portuguesa vai realizar, entre hoje e o próximo dia 4 de março, o exercÃcio anual “REAL THAW 2016″ (RT16).
Este exercÃcio envolverá a participação das Forças Armadas Portuguesas e ainda forças da Bélgica, da Dinamarca, da Espanha, dos Estados Unidos da América, da Holanda e ainda de meios aéreos da NATO, os quais ficarão sediadas na Base Aérea Nº11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental.
O RT16 tem como finalidade avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, garantido desta forma, que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes estão atribuÃdas.
De forma a serem atingidos os objetivos propostos, as forças participantes irão realizar missões em horário diurno e noturno.
Desde o planeamento inicial, foi dedicado um cuidado especial com o impacto do ruÃdo e transtorno por ele causado à s populações nas áreas de operações.
O exercÃcio REAL THAW 2016 (RT16) é um exercÃcio da Força Aérea planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais, seja através de operações aéreas na defesa dos interesses nacionais, seja na participação em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e UE).
Durante o REAL THAW 2016 será realizado um (1) Spotters Day, em Beja, no dia 02 de Março.