Foi entregue esta segunda-feira à direção e ao comando dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVBeja) um novo veículo de Comando.
A aquisição foi resultante do excedente monetário da campanha de angariação de fundos levada a cabo pelo grupo de cidadãos “Amigos dos B.V.Beja” para a reparação do Veículo Escada 30 (VE30), que tinha avariado.
A aquisição da viatura de comando (VCOT) de tração 4×4 e posterior adaptação à função de veículo de Comando dos bombeiros custou 29.000 euros.
A campanha de angariação de fundos levada a cabo pelo grupo “Amigos dos B.V.Beja” teve início em julho de 2022 quando se soube que os bombeiros não dispunham dos 60.000 euros necessários para fazer a reparação do VE30 que esta inoperacional desde o início daquele ano.
O movimento dos cidadãos levou a que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contribuísse com 30.000 euros e a Câmara Municipal de Beja com 10.000 euros, tendo o restante valor sido retirado da conta solidária criada para o efeito que atingiu os 44.000 euros.
O grupo desde o primeiro dia que referiu que “tudo será feito para se conseguir dinheiro para adquirir um novo veículo de comando para os bombeiros” e os restantes 29.000 euros levaram à aquisição da viatura que a partir de hoje está ao serviços dos BVBeja.
Numa cerimónia que contou com a presença da direção e do comando dos bombeiros e do “Amigos dos B.V.Beja”, Rodeia Machado, o presidente da direção justificou que “é a aquisição de um veículo que resolve um problema premente no terreno e na estrada, sem gastar muito dinheiro”, rematou.
Por seu turno Pedro Barahoana, comandante dos BVBeja, sustentou que “em termos operacionais ficamos melhor apetrechados e resolve também as longas deslocações do comando. Trás um kit de comando para os teatros de operações, além de pequena uma arca frigorífica que pode ser empregue em diversas situações” concluiu.
Em representação do grupo “Amigos dos B.V.Beja, Luís Palma, relevou a grande resposta por parte de empresas, cidadãos e instituições deram na angariação de verbas, mostrando satisfação: “valeu a pena o esforço do grupo, que visava a reparação da escada, mas que com a ajuda de muita gente, com o excedente comprou-se este veículo. Só temos que estar felizes e agradecidos com a resposta de empresas, cidadãos e instituições”, concluiu.
A novo veículo vai substituir uma viatura que estava ao serviço da corporação desde 1999.
Teixeira Correia
(jornalista)