Beja: Câmara e EMAS promoveram projeto “A água de que somos feitos”.


A iniciativa promoveu 26 sessões de sensibilização, nas 13 escolas de ensino público e privado das 11 freguesias do concelho de beja, envolvendo cerca de 537 alunos. A exposição pode ser visitada de 12 a 23 fevereiro 2019, na sala estúdio do Pax-Júlia de Beja, a exposição dos trabalhos resultantes deste projeto.

A Câmara Municipal de Beja e a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja levaram a cabo nos meses de Novembro 2018 a Janeiro 2019, o projeto “A Água de que somos feitos”, destinado aos alunos desde o pré-escolar ao 1º ciclo, das escolas das freguesias rurais do concelho de Beja.

O projeto teve como principal objetivo sensibilizar para a importância da água e incentivar a comunidade educativa a adotar hábitos mais sustentáveis, contribuindo para o uso eficiente da água.

A iniciativa promoveu 26 sessões de sensibilização, nas 13 escolas de ensino público e privado das 11 freguesias do concelho de beja, envolvendo cerca de 537 alunos.

“A Maior flor do Mundo”, de José Saramago foi o conto que serviu de ponto de partida nas sessões de sensibilização ambiental, e no fim de cada sessão foram desenvolvidas oficinas criativas, com o intuito de aumentar a consciência ambiental da comunidade educativa do concelho e desenvolver a fruição estética e artística nas crianças.

Das oficinas criativas resultaram 9 instalações, que refletem os temas abordados no projeto e que pretendem sensibilizar a comunidade em geral para a problemática do uso eficiente da água bem como para a preservação dos meios hídricos.

As instalações estarão patentes em exposição, na sala estúdio do Pax-Júlia em Beja, de 12 a 23 de fevereiro de 2019, aberto ao público em geral e com visitas guiadas para grupos escolares, mediante inscrição.

E citando o autor José Saramago, pode-se dizer que os alunos envolvidos no projeto foram desafiados a fazer “uma coisa muito maior do que o seu tamanho, e do que todos os tamanhos”.

Pode acompanhar este projeto no facebook da Emas de Beja ou da Câmara Municipal de Beja.


Share This Post On
468x60.jpg