Beja: Câmara recebeu distinção da Bloom Consulting Portugal, como a segunda melhor do Alentejo.
A Câmara de Beja recebeu ontem da Bloom Consulting Portugal, a distinção que a classificou como a segunda melhor do Alentejo/ Ribatejo entre as cinquenta e oito da região.
Este ranking coloca Beja entre os municípios portugueses com melhor desempenho nas áreas de Viver (Talento), Visitar (Turismo) e Negócios (Investimento e Exportações). Beja ocupa o 2.º lugar entre os municípios da região Alentejo.
A distinção pelo segundo lugar no Alentejo do ranking Bloom Consulting Portugal City Brand 2017, foi entregue ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Beja, numa cerimónia onde marcaram presença a vereadora da Câmara de Beja, Sónia Calvário e João Vasco, um dos representantes da empresa que desenvolveu o estudo.
João Vasco: “Este estudo compreende dados concretos, não são opiniões e não existe qualquer manipulação dos mesmos. Esta distinção premeia um Município que procura de forma pró-ativa a captação de atenção e desejo de negócio.
Beja atraiu nos últimos 4 anos, 70% nos novos interessados, sendo o 13º município do país escolhido para estudar e o 19º mais procurado pelo seu património histórico, sofrendo uma evolução contínua ao longo dos anos.
Desde 2013, Beja tem vindo sempre a subir e a tendência mantem-se para os próximos anos”.
Sónia Calvário: “A autarquia tem investido no concelho, no seu património cultural e histórico, não só no edificado. Ligar as nossas gentes ao nosso passado, acabou por levar à procura da nossa terra por parte de turistas e investidores.
Quem gosta de cá vir, gosta de cuidar. As próximas iniciativas culturais são o sinónimo da diversidade e o “Beja na Rua” será uma aposta na promoção de mais prestações artísticas e do concelho. Quando há interação entre as pessoas, as coisas acontecem. Somos uma cidade pequena onde o calor humano é superior ao calor do sol.
A Câmara reconhece a forma como as instituições públicas e privadas ajudam a promover o concelho. Os trabalhadores da autarquia não são alheios à conquista deste galardão”.
Ranking regional – Alentejo
Primeiro Lugar – Évora: Nesta quarta edição do ranking, Évora mantém-se firme no topo da tabela da Região do Alentejo, apesar da descida de uma posição no ranking nacional. Indisputada nas 3 dimensões em análise, o município de Évora continua a ser a referência alentejana para Turismo, Talento e Negócios.
Subidas de destaque: As alterações no topo da tabela encontram-se apenas na 6ª e 7ª posições com a subida de uma posição de Elvas e Odemira, que conseguem superar o município de Grândola. Montemor-o-Novo mostra-se também com uma boa prestação, conseguindo subir duas posições e mantendo a trajetória de subida que tem vindo a revelar nas ultimas edições.
Descidas de Destaque: A descida de Alcácer do Sal é o grande destaque das descidas, passando do 15º para o 20º posto. Esta descida não se deve a uma quebra de prestação, mas sim à sobreposição de municípios competidores que
cresceram mais ao longo do último ano. Grândola perde dois lugares para Elvas e Odemira e Serpa, que o ano passado subiu um posto, volta ao 12º lugar.
DESTAQUE: Na presente edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, Évora consegue mais uma vez manter-se na liderança na região apesar de continuar a descer no ranking nacional devido à prestação na categoria de
Negócios. No entanto há que realçar que a manutenção do 10º lugar na dimensão de Turismo e a melhoria de resultados no Talento é um feito relevante, uma vez que esta é a edição mais competitiva de sempre do ranking.
Nada mudou no Top 5 da região, com Beja a segurar o 2º lugar através da melhoria na dimensão de Negócios que fez com que o município voltasse ao Top 40 nacional, algo que não acontecia desde 2015. Santarém mantém-se no terceiro lugar e é ainda uma referência regional enquanto marca de Negócios e Talento. Sines e Portalegre fecham o Top 5.
É de notar que, especialmente na região do Alentejo, encontramos pouca diferença entre as pontuações dos municípios, pelo que estes são sujeitos a uma grande volatilidade nas posições do ranking regional.
Uma descida de 5, 6 ou 10 lugares não significa necessariamente uma baixa acentuada na prestação, mas sim que houve municípios que conseguiram capitalizar de uma forma mais eficiente a geração de interesse proativo de turistas, empresários, investidores, estudantes ou trabalhadores; criar maior ligação através do site e redes sociais ou
desenvolver uma estratégia de marca mais eficiente.
A região do Alentejo reduz a sua quota de representação na distribuição nacional das variáveis, perdendo terreno nas estatísticas de Talento, nas procuras online, no Facebook, no Twitter e mesmo nas “Web Analytics”. No entanto, a prestação dos municípios alentejanos ditou a manutenção da pontuação média de Negócios e a subida no Turismo.
Todo o estudo aqui:
http://www.bloom-consulting.com/pdf/rankings/Bloom_Consulting_City_Brand_Ranking_Portugal.pdf
Teixeira Correia
(jornalista)