Beja: Câmara toma posse administrativa de edifÃcio da sede do PSD.
Depois de diversas intimações ao proprietário de um edifÃcio sito na Praça da República, em Beja, para a efetivação de obras na fachada, a Câmara Municipal decidiu assumir a posse administrativa do referido prédio.
A decisão foi tomada no passado dia 30 de junho, por um fiscal municipal da Divisão de Administração UrbanÃstica e a posse administrativa vai durar pelo tempo necessário à execução das obras de conservação na fachada, já que em causa está o perigo para a segurança dos cidadãos que diariamente passam junto ao edifÃcio e à s viaturas que circulam e estacionam próximo da mesma.
No auto de tomada de posse administrativa do edifÃcio publicado pelo “Praça da República” (aqui), pode ler-se que o mesmo tem cinco números de polÃcia (16 a 20) na Praça da República e dois (1 e 3) na Rua da Cadeia Velha.
No 1º andar do edifÃcio encontra-se instalada, há mais de 40 anos, a sede do Partido Social Democrata (PSD), em cujos telhados o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, andou fugido na noite de 9 de abril de 1975.
Essa foi considerada como a “épica e mais turbulenta noite do PPD/ PSD em Beja”, no decurso da campanha eleitoral para a Assembleia Constituinte, quando militantes de extrema-esquerda invadiram um comÃcio “laranja” e depois a sede.
Recorde-se que no rés-do-chão funcionou durante muitos anos a Farmácia Fonseca, que se encontra atualmente na Rua Sousa Porto.
Teixeira Correia
(jornalista)