Beja: Carmelo celebra em 2019, os 65 anos da Restauração.
No âmbito dos 65 anos da Restauração do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, foram lançados dois folhetos onde fazem a divulgação dessa comemoração.
Por forma a celebrar os 65 anos da Restauração do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, em Beja, as Irmãs Carmelitas lançaram dois folhetos onde dão a conhecer a história do espaço e lançam o repto à comunidade para o conhecer.
primeiro carmelo feminino em Portugal, tendo sido fundado em Beja em 1541, vindo a ser extinto em 1834 pelo Decreto-Lei da Extinção das ordens religiosas em Portugal. Em 1987, deixou de ser habitado face à morte da última irmã. Depois foi criado o Carmelo do Sagrado Coração de Jesus.
Restaurado em 22 de abril de 1954, o Carmelo do Sagrado Coração de Jesus celebra em 2019 os 65 anos sobre a Restauração. No âmbito dessa comemoração as Irmãs Carmelitas convidam/desafiam toda a comunidade a conhecer a história do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, a espiritualidade e o carisma na Igreja por parte das religiosas.
Segundo a Irmã LuÃsa de Santa Maria, nos 65 Anos da Restauração, “o objectivo é dar a conhecer que primeiro carmelo feminino em Portugal e que foi fundado em Beja. Independentemente das vicissitudes histórico-sociais está vivo”, acrescentando que estão previstas algumas iniciativas que “a seu tempo serão anunciadas”, remata dizendo que o lançamento dos panfletos acontece neste dia 1 de novembro, “Dia de Todos os Santos”, por considerarem “ser este o tempo oportuno para divulgar” o evento da celebração.
Pode acompanhar a vida do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus em: https://www.facebook.com/carmelodebeja/.
Recorde-se que no inÃcio do passado mês de junho, a Irmã Madalena celebrou (dedicado ao Sagrado Coração de Jesus), 60 anos de Profissão Religiosa no Carmelo de Beja. Leia mais aqui: https://lidadornoticias.pt/beja-irma-madalena-do-carmel…/
Teixeira Correia
(jornalista)