Beja: Celebrações dos 129 anos dos Bombeiros Voluntários realizam-se hoje.




Este domingo realizam-se as comemorações do 129.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja (AHBVB).

Fundada em 12 de maio de 1889, a AHBVB promove este domingo as celebrações do 129º aniversário, numa cerimónia mais virada para o interior, tendo como convidados o Executivo da Câmara, liderada pelo presidente Paulo Arsénio, o CODIS, Tenente-coronel Vítor Cabrita e presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, Domingos Fabela.

As celebrações ficam marcadas pela Romagem ao cemitério às 09,30 horas, para homenagem aos bombeiros falecidos, às 11,30 horas no Quartel realiza-se a Sessão Solene, onde serão entregues condecorações aos bombeiros e sócios, segue-se o tradicional desfile de viaturas da corporação pelas ruas da cidade.

Após o regresso ao Quartel, na Parada, decorre aquele que será o momento mais importante deste aniversário, com a bênção das duas novas viaturas, Veículos Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) e um veículo de serviços gerais de 7 lugares de apoio a direção e comando. As celebrações eram com o almoço convívio que terá início cerca das 13,00 horas.

No final do ano passado os Bombeiros de Beja receberam o primeiro veículo VFCI 04, que custou cerca 150.000 euros, resultante de uma candidatura ao POSEUR que financiou a aquisição da viatura em 70%, tendo a Câmara de Beja comparticipado com cerca de 45 mil euros, os restantes 30% do valor total.

A nova viatura de combate a incêndio, o VFCI 05 (na foto), foi adquirido com as verbas da indemnização atribuída pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, como pagamento do “salvado” da viatura envolvida num acidente ocorrido em outubro de 2015. Os restantes 40.000 euros resultam de um investimento da própria Associação Humanitária e do contributo de algumas associados e beneméritos.

Dezembro de 2008: Bombeiros recebem duas novas viaturas

Os Bombeiros de Beja receberam duas novas viaturas, suportadas em grande parte por uma instituição de crédito, ambas com largura inferior ao normal, de forma ultrapassar as dificuldades na prestação de socorro no centro histórico.

Setenta e cinco mil euros, cinquenta mil dos quais suportados pelo Crédito Agrícola de Beja e Mértola, foi quanto custou a aquisição de duas viaturas que foram entregues aos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB). Uma ambulância destinada ao transporte de doentes, suportada na íntegra pela instituição bancária e outra de combate a incêndios urbanos, da responsabilidade da corporação bejense, tendo ambas como principal destino, a prestação de socorro no centro histórico.

As duas viaturas são menos largas que o habitual, visando ultrapassar as dificuldades que os bombeiros sentem nas ruas estreitas, muitas delas pejadas de automóveis, que dificultam a movimentação.

A ambulância é de transporte múltiplo, com plataforma elevatória, recebendo dois doentes em cadeiras de rodas e cinco sentados. A viatura de incêndio de primeira intervenção, tem um tanque 500 litros de água e espuma e aparelhos respiratórios.

Teixeira Correia

(jornalista)

Vídeo: Desfile dos 125 anos da A.H. dos Bombeiros  Voluntários de Beja


Share This Post On
468x60.jpg