As contingências geradas pela pandemia de covid-19, levaram a Câmara Municipal de Beja a fazer “cortes” nas iniciativas de Natal e Ano Novo. Não há Passagem de Ano nem Fogo-de-artifício. Haverá também estacionamento gratuito.
O município de Beja já deu início aos trabalhos de instalação das iluminações de Natal na cidade, que vão embelezar o Centro Histórico e outras artérias a partir de dia 1 de dezembro e até ao dia 6 de janeiro.
No Jardim do Bacalhau é colocada uma armação em forma de Árvore de Natal iluminada, com mais de 5 metros de altura.
Este ano serão também iluminados o Castelo, a Biblioteca, parte da Avenida Fialho de Almeida e acrescentar a Rua Sousa Porto. Novidade será também a Rotunda da Força Aérea, na entrada norte da cidade.
Em 2020 o custo das iluminações de Natal, terão um custo de 59.684,85 euros, tendo o ano passado tido um custo inferior, cerca de 42.000,00 euros, mas com menos artérias iluminadas. Caso a Infraestruturas de Portugal (IP) não autorizem a ligação das ornamentações na Rotunda da Força Aérea, os custos descem do pouco mais de 59.000,00 para 53.000,00 euros.
As atividades de Natal, extra iluminação que o ano passado custaram 65.000 euros, foram reduzidas a metade.
Face às contingências geradas pela pandemia de covid-19, a Câmara Municipal de Beja decidiu que além da Passagem de Ano e do Fogo-de-artifício, não se vão realizar o Mercadinho de Natal, o Bolo-rei Gigante e o Almoço da Comunidade Sénior do Concelho.
No período de 1 de dezembro e até 6 de janeiro os cidadãos vão puder usufruir de 3 horas de estacionamento gratuito no Parque Subterrâneo da Avenida Miguel Fernandes.
Teixeira Correia
(jornalista)