Beja: Cidade recebeu o “GERA2017”, que reuniu o setor da água.
A EMAS promoveu nos passados dias 18 e 19, um encontro técnico denominado “GERA 2017 – Gestão Eficiente das Redes de Águas”.
O encontro contou com a presença de 150 participantes de vários pontos do país, em representação das mais diversas entidades, municípios, serviços municipalizados, empresas municipais, comunidades intermunicipais, comerciantes e empresas prestadoras de serviços, que tiveram a oportunidade de assistir às apresentações e debates, bem como aclarar a visão estratégica das demais entidades de referência que marcaram presença neste encontro.
O futuro do setor esteve em evidência numa mesa redonda subordinada ao tema, “Desafios do Setor”, que integrou os altos quadros directivos da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, da AGDA – Águas Públicas do Alentejo, da AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo, das Águas do Ribatejo, sendo esta mesa moderada pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.
O evento promoveu ainda a realização de workshops temáticos, a exposição de equipamentos e tecnologias inovadoras desta área existentes no mercado, e simultaneamente possibilitou a apresentação dos projetos de investigação em que a EMAS se encontra envolvida, em parceria com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade do Porto.
Dado o sucesso do “GERA2017”, reconhecido pelos participantes, fica o compromisso e a intensão da EMAS, em dar continuidade a este projecto, para que se afirme e paute as agendas futuras do setor da água.