Beja: Colocado no ISCPSI, subintendente Nuno Poiares deixa cargo de 2º comandante da PSP.


O Subintendente Nuno Poiares apresenta-se hoje no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, deixando o cargo de 2.º Comandante do Comando Distrital de Beja da PSP.

O oficial é Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências Policiais (áreas de especialização em Criminologia e Investigação Criminal; Gestão da Segurança; e Segurança Interna) e um Investigadores Integrados do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).

Nuno Poiares, que ingressou na PSP em 1994, já exerceu diversas funções no Comando Distrital de Beja (CDB) da PSP, onde atualmente era o 2.º Comandante.

O Lidador Notícias apurou que além da transferência do  2º comandante para o ISCPSI, também o atual comandante do CDB, Intendente Glória Dias, que chegado a 2 de fevereiro do corrente ano, estará de saída, tendo como destino o Comando Distrital de Faro.

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) é um instituto policial de ensino superior que tem por missão formar oficiais de polícia, promover o seu aperfeiçoamento permanente e realizar, coordenar ou colaborar em projectos de investigação e desenvolvimento no domínio da segurança interna.

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna confere, nos termos da lei, graus académicos em áreas científicas relevantes para a segurança interna.

Nuno Caetano Lopes de Barros Poiares (Quem é quem)

Nasceu na cidade de Peso da Régua em 24 de janeiro de 1975. Ingressou na Polícia de Segurança Pública em 1994, onde é Oficial Superior (Subintendente) desde março de 2013. É formado pelo Colégio Militar, licenciado em Ciências Policiais e em Direito/Ciências Jurídico-Forenses e pós-graduado em Economia Social. É pós-graduado, mestre e titular do curso de doutoramento em Sociologia (componente curricular). Nas provas de mestrado foi aprovado por unanimidade com a menção máxima de Muito Bom e no curso de doutoramento foi o 1.º classificado com a média final de 18 valores.

É doutorado em Sociologia Política pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido aprovado por unanimidade com distinção (classificação máxima), com a tese Políticas de segurança e as dimensões simbólicas da lei: o caso da violência doméstica em Portugal.

É Professor Auxiliar Convidado no ISCPSI e tem experiência de trabalho em outros estabelecimentos de ensino superior (Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja, Instituto Superior de Serviço Social de Beja, Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias – Lisboa, Escola Superior de Saúde/IPBeja, Universidade Jean Piaget de Angola, ISCTAC/Moçambique, etc.).

Foi membro do Comité Consultivo do projeto Daphne III – YouPrev (Youth Deviance and Youth Violence). Orientou e orienta dissertações de mestrado integrado (e não integrado) em Ciências Policiais/Criminologia e Investigação Criminal. Orientou cerca de 20 estágios curriculares e profissionais em Serviço Social. Colaborador permanente da revista POLITEIA. Foi Oficial de Ligação junto do Presidente da Federação da Rússia, Dmitri Medvedev, Cimeira da NATO | Lisboa (2010).  

Em 2015 é titular de um total de 12 louvores e condecorações, onde se incluem duas medalhas de prata de Serviços Distintos.

 Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg