Beja: Condenado por abuso de jovem de 14 anos incapaz de resistência.
Um Coletivo de Juízes, presidido pela magistrada Ana Batista, condenou a 4 anos de prisão, um indivíduo de 27 anos, por abuso de jovem de 14 anos incapaz de resistência.
Um individuo de 27 anos, foi ontem condenado por um Tribunal Coletivo do Juízo Criminal de Beja, a uma pena de prisão efetiva de 4 anos, pelo crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, cometido contra uma menor, de apenas 14 anos.
O arguido, que admitiu a quase totalidade dos factos, foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 5.000 euros à ofendida.
Os factos ocorreram em final de 2015 na cidade de Beja, quando Bucari Baldé, natural da Guiné-Bissau, atualmente a residir em Albufeira, aproveitou as limitações da jovem, que desde a nascença sofre de limitações no seu funcionamento cognitivo e psicossocial, para satisfazer os seus desejos libidinosos.
O indivíduo convenceu a jovem a deslocar-se a sua casa e convenceu-a a manter relações sexuais, acabando por engravidar e em setembro de 2016 teve uma menina, da qual Baldé nunca assumiu a paternidade.
No final, a juíza Ana Batista, presidente do Coletivo de Juízes, disse ao arguido que “nunca mostrou qualquer tipo de arrependimento e só a prisão efetiva o poderá fazer reconsiderar nos seus atos”.
A advogada de defesa admitiu recorrer do acórdão, para o Tribunal da Relação de Évora, com o objetivo de “conseguir a suspensão da pena”, justificou.
Teixeira Correia
(jornalista)