Beja: Condenados por danificaram viatura da GNR e furto de azeitona.
Cinco pessoas de nacionalidade romena, foram ontem condenadas por uma juíza do Tribunal de Beja a multas no valor de 4.250 euros e ao pagamento da reparação de uma viatura da GNR, cujos danos superam os 2.800 euros.
A família Dudea (na foto), composta por dois homens e três mulheres, com idades entre os 21 e os 60 anos, estavam acusados dos crimes de furto, fuga, resistência e dano, a que se juntou o pedido de indeminização da GNR, pelos estragos numa carrinha de tração integral, cabine dupla e caixa metálica, que fora entregue no passado dia 30 de dezembro, ao Comando Territorial de Beja, pela ministra da Administração Interna.
O casal, a filha e a nora, foram condenados em 110 dias de multa à taxa de 5 euros/dia, no total de 550 euros, cada um. Por seu turno o filho, Nelu, foi condenado a 300 dias de multa à taxa de 5 euros/dia, no total de 1.500 euros, por ser o condutor da carrinha que originou o abalroamento da viatura da Guarda. A juíza não deu como provado o crime de resistência à autoridade, pelo que foram absolvidos.
Os cinco arguidos foram detidos por furto, na manhã de 21 janeiro, na Herdade da Quinta de São João, em Santa Clara de Louredo, concelho de Beja, tendo-lhes sido apreendidos 500 quilos de azeitona, que foi logo devolvida ao legítimo proprietário. Após a chegada dos militares da GNR, colocaram-se em fuga, no meio do olival e durante a perseguição fizeram uma manobra que originou o acidente.
Apesar de residirem na localidade espanhola de Almendralejo, província de Badajoz, os cinco arguidos marcaram presença na leitura da sentença, tendo o advogado de defesa referido ao JN, que os seus clientes “aceitavam a condenação e não iriam recorrer”, acrescentando que iria entrar com um pedido do pagamento das multas e da reparação da viatura da GNR, de “forma fracionada”, concluiu.
Desde o início da operação “Campo Seguro”, o Comando Territorial de Beja já apreendeu 33.880 quilos de azeitona furtada, recebeu a participação de 23 crimes de furto, elaborou 6 autos de contraordenação, deteve 41 pessoas e identificou outras 14, além da apreensão de viaturas, telemóveis, máquinas de apanhar azeitona e vários utensílios próprios para a colheita do fruto.
Teixeira Correia
(jornalista)