Beja: Conferência “Povos, Línguas e Escritas Pré-Romanas” no Centro UNESCO.
Conferência “POVOS, LÍNGUAS E ESCRITAS PRÉ-ROMANAS”, é organizada pela Câmara Municipal de Beja e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, e conta com o apoio da AdpBEJA.
O Centro UNESCO, em Beja, recebe no próximo dia 25 de novembro pelas 21,30 horas, a conferência “POVOS, LÍNGUAS E ESCRITAS PRÉ-ROMANAS”, numa parceria da Câmara Municipal de Beja e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da AdpBEJA.
Resumo da Conferência:
O quadro das línguas e dos povos é ainda hoje um dos aspectos mais problemáticos do mundo pré-romano. Apesar de alguma informação dos textos clássicos, a nossa visão dessa realidade encontra-se marcada por algumas ideias tradicionais, difíceis de superar. Procura-se, em primeiro lugar, expor alguns problemas que se colocam à investigação atual nesta vertente. Por outro lado, sobreleva-se a importância da difusão, no sul de Portugal, de uma escrita local, que radica no alfabeto fenício, que traz a este território uma das primeiras culturas letradas do Ocidente.
Sobre o conferencista:
Amílcar Guerra, é Doutor em História Clássica, Professor Associado da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, investigador da UNIARQ e do Centro de História dessa mesma instituição. A sua investigação desenvolve-se especialmente no âmbito da História e Arqueologia da Hispânia romana e pré-romana, dando especial atenção à documentação epigráfica.