Beja: Congresso Internacional sobre Soror Mariana Alcoforado.


Congresso Mariana – primeiro congresso internacional sobre Soror Mariana Alcoforado em Beja de 15 a 17 de novembro.

Entre 15 e 17 de novembro a cidade de Beja irá receber o primeiro congresso internacional sobre Soror Mariana Alcoforado, a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris.

Três séculos e meio após da vinda a público de um dos textos mais influentes da cultura ocidental, o apelo das famosas Cartas permanece irresistível: o epistolário da freira de Beja, com a sua impetuosa escrita de amor e dor, suscitou e suscita sempre inúmeros debates, ensaios, teses de doutoramento, recriações literárias novelísticas, poéticas e teatrais, obras pictóricas, plásticas e musicais, figurando de forma preeminente no imaginário português e estrangeiro.

Quase meia centena de participantes, oriundos de sete países, irão reunir-se durante 3 dias em Beja para um exame aprofundado dos estudos já realizados e o lançamento de novos trabalhos sobre a clarissa alentejana e o mundo barroco em que viveu.

Esta é uma organização de investigadores da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Universidade de Massachusetts e com a Câmara Municipal de Beja, “Melancholy, Love and Lettersâ€, onde investigadores, portugueses e estrangeiros, debaterão em torno da obra de Soror Mariana, cuja paixão permanece no centro da galeria de mitos de amor portugueses.

A comissão científica é composta pelos professores Filipe Delfim Santos, Klobucka, Parreira, Amaral de Oliveira, Maria Odete Sequeira Martins, Myriam Cyr e Lisa Forrell, bem como os padres Cartageno e Aparício.

Este congresso terá início em Lisboa a 15 de Novembro, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde terá lugar a concentração dos congressistas e abertura do Congresso Mariana com a visita guiada à exposição bibliográfica sobre as Lettres Portugaises, preparada para o Congresso com as espécies daquela instituição.

Estarão presentes 50 Membros do Comité de Apoio, oriundos de 8 nações, bem como 45 Congressistas que viajaram para Beja desde 6 nações (Bélgica, Brasil, Espanha, França, UK, USA) e de várias cidades portuguesas do Norte, Centro e Sul.

A organização incluiu no programa 3 visitas guiadas, 6 Homenagens (Mariana Alcoforado, Noël Bouton, Luciano Cordeiro, Florbela Espanca, Luís Amaro, Leonel Borrela) e o lançamento de 4 livros (Vitor Amaral de Oliveira, Miguel Borrela, Patricia Tavares de Azevedo, Paulo Monteiro).

O congresso internacional sobre Soror Mariana Alcoforado tem previstas 42 comunicações em torno do mote “Melancholy, Love and Lettersâ€, num programa que contempla ainda infografias de Cristina Pires dos Santos, patentes no IPBeja, e uma mostra de ilustrações.

O Programa do Congresso inclui um concerto de música sacra e profana, pelo Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo Pe. António Cartageno, com Peças de canto gregoriano do Antifonário do Mosteiro de N.ª S.ª da Conceição, Polifonia da época de Mariana e Repertório profano, segundo o espírito das Cartas, uma performance teatral, uma visita guiada à Beja seiscentista, lançamentos de livros e uma exposição bibliográfica e artística alusiva ao tema mariânico.

Org: Universidade Nova de Lisboa, University of Massachusetts Dartmouth

Assistência: Livre e gratuita, com inscrição no Secretariado, presente no local das sessões

Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia, C.M. Beja, Biblioteca Nacional de Portugal e Museu Regional de Beja.

Saiba mais em: www.marianalcoforado.pt

Programa oficial: https://indd.adobe.com/view/6d366c42-d9aa-438b-b01f-ee64b4784ebc

Foto: Plataforma 9


Share This Post On
468x60.jpg