Beja: Coronel IlÃdio Canas é o novo comandante do Comando Territorial da GNR.
O Coronel IlÃdio Canas, toma hoje posse como novo comandante do Comando Territorial de Beja, substituindo também Coronel Joaquim Figueiredo, que passa hoje à Reserva. O  Comandante-Geral da GNR, tenente-general Manuel Mateus Costa da Silva Couto preside à cerimónia.
O Comando Territorial de Beja, nas instalações daquele quartel, realiza hoje a partir das 11,00 horas, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Beja (CTBeja), coronel IlÃdio Augusto Vitorino Canas.
O oficial substituiu o Coronel Joaquim Figueiredo, que ocupou o cargo durante quase 4 anos, tendo assumido o comando em 9 de dezembro de 2013 e que hoje passa à Reserva.
Recorde-se que no passado dia 15 de setembro, passou a Reserva, o 2º comandante do Comando Territorial de Beja, Tenente-coronel José Candeias, depois de ter ingressado na GNR em 1988, no 6º Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente da Guarda. Ainda não é conhecido o nome do novo 2º comandante do (CTBeja).
O coronel IlÃdio Augusto Victorino Canas ingressou no quadro permanente de oficiais da Guarda Nacional Republicana em 1989, tendo desempenhado diversas funções operacionais, de Comando e de Estado-Maior, das quais se destacam: Comandante de Destacamento Territorial no Montijo e posteriormente em Almada e Chefe do Gabinete de Psicologia do Comando Geral, e do Centro de Psicologia e Intervenção Social da GNR. O oficial participou em diversas missões no estrangeiro, em Timor Leste e em Cabo Verde, tendo em 2004 integrado uma equipa do ministério da Saúde no apoio à s vitimas do Tsunami em Band Ach – Ilha Sumatra, Indonésia.
É licenciado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, pela Universidade Lusófona e Pós-graduado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE, tendo ainda vários cursos técnico-profissionais, tanto no âmbito da formação e promoção, como de especialização em diversas áreas da missão da Guarda.
Por despacho da Ministra da Administração Interna, de 14/12/2015, foi concedida a Medalha de Mérito de Segurança Pública de 1.ª Classe, ao então Tenente-Coronel de Cavalaria, IlÃdio Augusto Victorino Canas.
A cerimónia será presidida pelo Comandante-Geral da GNR, tenente-general Manuel Mateus Costa da Silva Couto. O Comando Territorial de Beja está sediado na rua Marquês de Pombal, em Beja, tendo sob a sua responsabilidade o cumprimento da missão geral da GNR em todo o distrito.
Coronel Joaquim Figueiredo (Nota Curricular)
O Coronel de Infantaria Joaquim José Frade Figueiredo, tem 52 anos, é natural de Vila Viçosa, ingressou na Guarda Nacional Republicana em 3 de outubro de 1988, com posto de Alferes, após mais de três anos de serviço na Força Aérea Portuguesa, prestados nas Bases Aéreas de Tancos e da Lajes/Açores.
Da sua carreira na Guarda, e das várias funções operacionais, docentes e de Estado-Maior que desempenhou, destacam-se as de Comandante de Pelotão e de Companhia de Instrução na Escola da Guarda, Comandante de Destacamento Territorial, Chefe de Seção de Estado-Maior de Unidade, bem como as de 2.º Comandante do Comando Territorial de Portalegre.
Cumpriu duas missões no estrangeiro, uma em Angola, como professor coordenador da disciplina de Investigação Criminal no Instituto de Ciências Policiais de Luanda e assessor da Policia Nacional de Angola, e outra na Bósnia-Herzegovina, como Comandante da Unidade Especializada de Investigação Criminal, integrada na EUFOR/ALTHEA, Unidade Europeia de PolÃcia ali interveniente.
Antes de chegar a Beja, o então Tenente-Coronel Joaquim Figueiredo, estava no Comando Territorial de Portalegre desde 1997, onde era 2º comandante, quando foi escolhido pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-General LuÃs Newton Parreira, para ser o novo comandante do Comando Territorial de Beja.
O oficial foi promovido ao posto de Coronel, em 5 de janeiro de 2016 e da folha de serviços de Joaquim Figueiredo destacam-se onze louvores e nove condecorações.
Teixeira Correia
(jornalista)