A direção da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) decidiu adiar os jogos respeitantes aos Campeonatos Distritais da 1ª e 2ª Divisão agendados para os dias 31 de outubro e 1 de novembro.
Em causa está a resolução do Conselho de Ministros que proíbe a circulação de pessoas entre diferentes concelhos em vigor a partir das 00,00 horas de 30 de outubro e as 06,00 horas do dia 3 de novembro.
Em comunicado, o presidente da AFBeja justifica que “pese embora exista entendimento diverso sobre a possibilidade de realização de todos os jogos, a direção da associação deliberou reagendar as provas” para datas subsequentes.
A decisão de Pedro Xavier leva ao adiamento de 10 jogos das três séries do Distrital da 2ª Divisão marcadas para sábado e seis jogos da 1ª Divisão agendados para domingo.
Os jogos das duas competições foram remarcados para o fim-de-semana de 12 e 13 de dezembro, o que fez com que as 16 partidas da 1ª eliminatória da Taça Distrito fossem “empurrados” para o dia 17 de janeiro de 2021.
A par desta situação a AFBeja debate-se com a recusa de seis dos treze clubes jogarem as competições devido à pandemia do covid-19, o que fez com que da primeira jornada do Distrital da 1ª Divisão quatro jogos não se tivessem realizado o que levou à punição de três clubes por falta de comparência.
Na segunda jornada da prova ficou mais uma partida por jogar e em Serpa, o jogo entre o União Serpense e o Odemirense durou 2 minutos. A equipa da vila do rio Mira, entrou com sete jogadores, um deles “lesionou-se” e o árbitro deu o jogo por terminado.
Teixeira Correia
(jornalista)