Beja Cup 2023: Mais de um milhar de futebolistas fazem a festa do futebol jovem.


A Praça de Armas do Castelo de Beja, foi o palco para a apresentação da VIII edição do Beja Cup 2023, que tem como padrinho Francisco Agatão, antigo jogador do clube e que vestiu a camisola do Boavista Futebol Clube, um torneio que vai decorrer nos dias 10 e 11 e 17 e 18 de junho, envolvendo mais de um milhar de jovens futebolistas.

A competição organizada pelo Clube Desportivo de Beja (CDBeja), terá como cenário o relvado natural e os dois sintéticos do Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, e o relvado sintético de Penedo Gordo, aldeia localizada a cinco quilómetros da sede de concelho. A competição será dirigida por um conjunto de 20 árbitros do Conselho de Arbitragem de Beja e também do Inatel.

O Beja Cup terá competições nos escalões masculinos de Sub7, Sub9, Sub10, Sub11, Sub13 e Sub14 e nos femininos de Sub16, envolvendo 74 equipas de 34 clubes num total de 1100 atletas, oriundas de vários pontos do país. Para além dos futebolistas a organização revelou que Beja vai receber ao longo dos quatro dias de competição mais de 3000 pessoas.

O torneio tem um orçamento de 120.000 euros, contando o CDBeja com o apoio logístico do Regimento de Infantaria 1 para albergar os participantes na Beja Cup 2023.

No dia 16 de junho, a partir das 18,00 horas, e integrado nas comemorações dos 107 anos de existência, realiza-se o jogo de Velhas Guardas entre o Clube Desportivo de Beja e o Sporting Clube de Portugal. Apesar de fundado em setembro de 1947, o clube “nasceu” do Luso, União e Pax-Júlia, três emblemas da cidade, tendo sido considerado em termos de estatutos que “a data de fundação do Clube Desportivo de Beja, a 16 de junho de 1916”, por ser a data de criação do Luso Sporting Clube.

Francisco Agatão, considerou que para além da competição, o Beja Cup serve para “mostrar que o papel social do clube vai para além do futebol dentro das quatro linhas”, assegurando que “tudo iremos fazer para que o torneio dignifique a cidade, o Município e a coletividade”, rematou.

A Câmara Municipal de Beja está ao lado do Desportivo de Beja no apoio à competição, tendo o presidente da autarquia referido que a iniciativa “tem uma dimensão muito importante para a região, face ao forte impacto que tem na economia da cidade e do concelho”. É uma grande oportunidade para a promoção do território”, concluiu.

“Fazer um torneio em junho, perante condições climatéricas abrasadoras é preciso ter coragem e uma grande organização. Nestas coisas não há sorte, há trabalho e mérito”, concluiu Paulo Arsénio.

Nos dias 10 e 11 de junho jogos as competições de Sub7, Sub9, Sub11 e Sub14 masculinos e dos dias 17 e 18 os jogos dos escalões Sub10 e Sub13 masculinos e de Sub16 femininos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg