O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Beja emitiu um comunicado onde anunciou que dando cumprimento a um mandado de detenção pelo crime de violência doméstica a PSP deteve um individuo de 60 anos.
Ao suspeito foram apreendidas cinco (5) armas, duas (2) de caça, uma (1) de defesa pessoal em situação ilegal e duas (2) de ar comprimindo.
Presente a um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Beja foram decretadas como medidas de coação a proibição de contatos com a vítima, abandono da residência onde o casal vivia e a apresentação duas vezes por semana na autoridade policial do local de residência.
Na sequência de diligências levadas a cabo por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) foi identificada a autora de um furto no interior de uma unidade hoteleira da cidade de Beja, tendo sido recuperados 2.280 euros, de que a mulher se tinha apossado ilegalmente. A EIC recuperou também três telemóveis da marca iPhone, no valor de 2.700 euros que tinham sido furtados durante a feira Ovibeja, e que foram entregues aos seus legítimos proprietários.
Ainda no decurso da feira, a PSP intercetou quatro indivíduos de nacionalidade espanhola, residentes em Madrid, pela prática de “graffitis” em carruagens de comboio na Estação Ferroviária de Beja. Ao grupo, que foi intercetado numa das ruas de Beja, foram apreendidas 100 latas de spray de tinta de graffiti, 4 telemóveis, 2 computadores portáteis e outro vário material para as pinturas. O Ministério Público decidiu que o processo baixasse a inquérito ficando os indivíduos em liberdade, mediante termo de identidade e residência.
O Comando da PSP revelou ainda que foram detidas mais quatro pessoas: duas por desobediência qualificada, uma por resistência e coação sobre elemento policial e uma por crime de condução de veículo automóvel tendo acusado uma TAS de 3,09 gramas/litro de sangue.
Furto de bicicletas de garagens
No passado dia 12 de abril, a PSP tinha revelado que detivera um indivíduo de 35 anos, que furtou, para vender, onze bicicletas do interior de garagens e arrecadações. Agora a polícia recuperou mais três bicicletas que entregou aos seus legítimos proprietários.
Aquando da detenção suspeito, de nacionalidade portuguesa, a PSP revelou que o indivíduo foi detido em flagrante delito e constituído arguido, quando furtava bicicletas de elevado valor do interior das habitações, que posteriormente fazia chegar a estabelecimentos comerciais da especialidade.
Além dos onze velocípedes completos, foi ainda feita a apreensão de dois quadros e uma roda de bicicleta, uma trotinete e diverso material proveniente dos furtos, além, de um automóvel ligeiro de passageiros fazia o transporte das bicicletas furtadas.
Residente da zona de Lisboa, o suspeito, tinha contatos em Beja, uma vez que atuava em conjunto com uma mulher de 3º anos, que foi também construída arguida e um outro cúmplice de 31 anos, tinha uma rede de contatos com receptadores, ligados às lojas de bicicletas, que as colocavam à venda como sendo “em segunda mão e a um preço mais barato. Era um negócio bom para os dois lados” disse fonte da PSP.
As três pessoas ficam em liberdade, sujeitos a termo de identidade e residência (TIR), a aguardar o desenrolar da investigação, cujos factos foram remetidos ao Ministério Público de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)