Beja: Dia da Infantaria e do Regimento de Infantaria 1 celebra-se no dia 27 de setembro.


A Avenida do Brasil, em Beja vai receber no próximo dia 27 de setembro, uma parada militar para celebrar o 631º aniversário da Batalha de Aljubarrota, considerado o Dia da Infantaria, e por antecipação o Dia do Regimento de Infantaria 1 (RI 1), herdeiro do extinto RI3.

torre-ri1_800x800O ponto alto das celebrações acontece com uma parada militar que contará com a presença do General Francisco Rovisco Duarte, Chefe do Estado Maior do Exército (CEME), que preside à cerimónia, estando presentes entre outras entidades, João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Beja.

Participam na parada militar, forças das três brigadas, Reacção Rápida (BriggRR), sedeada em Tancos e a que pertence o RI1 e que tem como comandante o Major-General Carlos Perestrelo, Mecanizada (BrigMec), em Santa Margarida, liderada pelo Major-General Luís da Fonseca, e a de Intervenção (BrigInt), em Coimbra, dirigida em suplência, pelo Cor Tir Inf José Rebelo. Estão ainda presentes forças dos Paraquedistas, Comandos e Operações Especiais, que integram a BrigRR.

Recorde-se que esta celebração esteve marcada para o dia 14 de agosto, mas que acabou por ser adiada devido ao envolvimento de diversos meios do Exército Português no auxílio ao combate aos incêndios florestais.

O empenhamento de  grande parte do seu efetivo, homens e meios logísticos, no apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no combate aos incêndios florestais e mesmo urbanos, como foi o caso da Madeira, e no apoio às populações atingidas, levou o CEME a cancelar as cerimónias.

A realização das celebrações estão a cargo do Tenente-general Faria Menezes, Diretor Honorário da Arma de Infantaria, do Major-general Carlos Perestrelo, comandante da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e Coronel Sérgio Marques, comandante do Regimento de Infantaria 1.

O final das celebrações do Dia da Infantaria e o Dia do Regimento de Infantaria 1, decorre no RI1, onde será servido um almoço com a participação de militares e convidados.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg