O IC 1 vai ser uma das rodovias que vai receber os novos radares que vão entrar em funcionamento até ao final do ano.
A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, revelou que até ao final do corrente ano os novos radares de controlo de velocidade vão estar em funcionamento, sendo que da lista dos locais eleitos consta o IC1, no distrito de Beja.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) este radar vai ser instalado no concelho de Ourique, na zona da Portela do Lobo, no troço conhecido como o “Corredor da Morte”, local onde em 2019 se registaram 62 acidentes, com um total de 7 mortos, tendo no mês de maio daquele ano ocorrido dois acidentes, uma colisão e um despiste, onde morrem três homens. O último acidente no “Corredor da Morte”, em 2019 ocorreu em 9 de dezembro, quando uma rapariga de 22 anos, natural de Garvão (Ourique), filha de um militar da GNR, perdeu a vida numa colisão contra outro ligeiro de passageiros.
Como vai funcionar o novo sistema de radar (4 passos)
Uma câmara deteta a matrícula e a hora exata da passagem dos veículos. Outro sistema, no fim do troço, regista novamente a hora e a matrícula. O sistema calcula o tempo que o veículo demora a percorrer o troço, assim como a velocidade média. Se houver infração da viatura, aquela é enviada a um centro de controlo.
Teixeira Correia
(jornalista