Dois cidadãos indianos, um de 40 e outro de 22 anos, foram colocados em prisão preventiva por um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Beja, suspeitos de diversos crimes de furto e vandalismo perpetrados ao longo das últimas semanas de diversos estabelecimentos e instituições da cidade.
Um dos casos que criou grande alarme social na comunidade ocorreu na noite do passado dia 9 de outubro quando o mais velhos dos suspeitos, Harpreet Singh, se introduziu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVBeja) e vandalizou as instalações partindo vidros de portas da instituição e praticado o furto de diversos bens.
Foram os operacionais dos bombeiros que ao aperceberem-se do sucedido perseguiram o indivÃduo, imobilizando-o até à chegada da PSP, que o acabou por deter. A instituição formalizou queixa contra o autor dos atos de vandalismo.
Na última sexta-feira desse mesmo mês o arguido foi presente a um juiz para ser julgado em processo sumário no Tribunal de Beja, de onde saiu em liberdade. Nessa mesma foi noite entrou numa residência e praticou um furto, tendo sido detido em flagrante delito, Presente a um Juiz de Instrução Criminal (JIC) na manhã de 29 de outubro, foi colocado em prisão preventiva.
Na sequência de alguns furtos praticados em coautoria com o seu compatriota e outros de forma isolada, o mais novo dos cidadãos indianos já tinha sido presente a um JIC que o tinha restituÃdo à liberdade. Depois de ter sido apanhado em flagrante delito a praticar outro furto, na tarde de quarta-feira não restou ao juiz do Tribunal de Beja, tomar a mesma decisão que tivera para com o compatriota, a prisão preventiva.
Os dois arguidos vão aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)