Beja: Dois irmãos e a namorada de um deles, julgados por tráfico de droga.


No dia da reabertura dos tribunais com julgamento presencial de arguidos e testemunhas, começou ontem no Tribunal de Beja, o julgamento de dois homens e uma mulher acusados de tráfico de droga.

Rodeado de fortes de medidas de segurança começaram ontem a ser julgados dois irmãos, de 62 anos e 56 anos, e a companheira deste último, de 52 anos, todos residentes num bairro na periferia de Beja, da prática material em co-autoria de um crime de tráfico de estupefacientes, sendo julgados por um Tribunal Coletivo, no Juízo Central de Beja.

De acordo com o despacho de acusação a que o Lidador Notícias (LN) teve acesso, o magistrado do MP sustenta que o grupo “tinha tarefas estabelecidas”, competindo ao primeiro “a venda aos consumidores” e ao casal era responsável por “dividir, acondicionar e guardar o produto estupefaciente e guardar os proveitos monetários da atividade criminosa”.

O trio foi detido na manhã do dia 18 de setembro de 2019, ao mais velho dos arguidos foram apreendidos 1 pedaço de haxixe com 1,69 gramas, 1 pacote de cocaína com 0,26 gramas, 507 euros em numerário e medicamentos, nomeadamente Aspegic e, ácido bórico, para cortar e dar volume às doses de estupefaciente.

Por seu turno, no quarto do casal, foram encontrados 17 pacotes de heroína com 5,47 gramas e 2.181 euros em numerário, espalhados por diversas peças de vestuário dos arguidos.

O processo tem cerca de duas dezenas de testemunhas de acusação, na sua esmagadora maioria, consumidores, apanhados nas vigilâncias dos agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Beja a comprar estupefacientes ao arguido, que o MP defende ser o responsável pelas vendas.

Os dois irmãos estão em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja e a mulher em prisão domiciliária, com o julgamento a continuar amanhã com a presença dos arguidos e de testemunhas, arriscando penas de prisão superiores a cinco anos.

O Juízo Central Criminal de Beja pediu o reforço de meios de segurança à entrada do edifício, estando escalada uma equipa da Esquadra de Intervenção do Comando de Beja da PSP.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg